INTRODUÇÃO: O câncer de colo uterino é uma das principais causas de morbidade feminina no Brasil. Sendo este o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Se rastreado precocemente pode reduzir em 90% os casos novos da doença, diminuindo assim a morbimortalidade. A prevenção se dar de inúmeras formas, dentre elas, ações educativas, onde o enfermeiro usa estratégias como a sala de espera para orientar e educar acerca da importância da realização do exame preventivo, bem como possibilita a avaliação do conhecimento da população. OBJETIVOS: Relatar a experiência da realização da sala de espera antecedendo a consulta de enfermagem para a efetuação do exame citopatológico por acadêmicas de enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo caracterizado como relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem do 7º semestre. A ação foi realizada em uma unidade básica de saúde (UBS), localizado no município de Fortaleza- CE, no período de 18 de maio de 2018. RESULTADOS: Durante a prática da sala de espera, as acadêmicas de enfermagem explanaram a definição de câncer de colo de útero e mama, enfatizaram a importância do auto-exame das mamas e a periodicidade do exame ginecológico, bem como fatores de risco relacionados. Foi possível perceber o constrangimento por parte das ouvintes, estas, aos poucos ficaram mais a vontade, sendo possível perceber o interesse e fascinação pelo assunto. E com naturalidade foram sanando as dúvidas que tinham. Percebeu-se um aumento da confiabilidade entre profissional e cliente. Com isso ao adentrarem a sala para a realização do exame, as mesmas apresentavam-se mais a vontade e emponderadas acerca da importância do atendimento para rastreamento de câncer cérvico-uterino. CONCLUSÃO: Ao entrarem na sala as mulheres demonstravam-se mais tranqüilas e satisfeitas com o atendimento, e escolhiam as acadêmicas que mais conversaram com elas enquanto aguardavam, para que elas realizassem o exame ginecológico. Com isso, percebe-se que a sala de espera não é apenas um espaço físico e aconchegante, mais o momento em que realizamos o primeiro contato com o usuário do serviço.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017