CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA GAMETERAPIA PARA IDOSOS
INTRODUÇÃO: A gameterapia surgiu como um tratamento alternativo e inovador. Nela se promove a interação entre o indivíduo e o videogame ou aparelho de realidade virtual, onde se cria um ambiente virtual, mas realista estimulando um feedback visual através do vídeo. Para o ensino dessas terapias alternativas na graduação utilizasse, além dos métodos usuais de ensino, as tecnologias educativas. Essas tecnologias surgem como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Utilizar recurso audiovisual, no formato de vídeo educativo, pode significar uma sofisticação no ensino, visto que, por meio dele, consegue-se captar a atenção do público, bem como despertar sua curiosidade em relação às temáticas abordadas. OBJETIVO: Apresentar o processo de construção de um vídeo educativo sobre utilização da gameterapia em idosos. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica, tendo como meta a elaboração de um instrumento confiável, preciso e utilizável que possa ser empregado por outros pesquisadores e outras pessoas relacionadas. A tecnologia educativa tem como objetivo subsidiar o desenvolvimento de recursos e serviços que contribuam para promover o conhecimento da sociedade acerca de um determinado tema. A construção ocorreu em maio de 2018, em quatro etapas: revisão da literatura, análise dos dados coletados, seleção dos dados e construção do vídeo educativo através do software vídeoscrib. Foi elaborado decorrente de uma proposta educativa vinculada a disciplina de fisiologia humana do curso de fisioterapia. O vídeo foi produzido e escrito por três acadêmicos de fisioterapia, sendo um do terceiro semestre, outro do sexto semestre e outro do sétimo semestre. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A construção de uma tecnologia educativa abordando a utilização da gameterapia em idosos surgiu como oportunidade para introduzir o estudo de terapias alternativas para os acadêmicos de fisioterapia. A utilização de recursos áudio visuais podem despertar a curiosidade e o interesse pela investigação, bem como diversas outras competências, desde que utilizado de forma adequada e adaptada aos objetivos de aprendizagem. Após a busca e seleção das informações pertinentes ao tema na literatura, foi realizado a escrita do roteiro para o vídeo, com duração de quatro minutos, abordando os seguintes temas: definição de gameterapia, modo de funcionamento, casos e patologias, utilização em prevenção de quedas em idosos e seus benefícios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do exposto, é necessário salientar a importância da elaboração de tecnologias educativas para a capacitação ainda na graduação, afim de formar profissionais preparados e com conhecimento sobre terapias alternativas como a gameterapia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017