CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA GAMETERAPIA PARA IDOSOS

  • Autor
  • José Alves Maia Neto
  • Co-autores
  • Antonia Suyane de Menezes Lopes , Daiarah Gomes da Costa , Thais Teles Veras Nunes
  • Resumo
  • CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA GAMETERAPIA PARA IDOSOS

    INTRODUÇÃO: A gameterapia surgiu como um tratamento alternativo e inovador. Nela se promove a interação entre o indivíduo e o videogame ou aparelho de realidade virtual, onde se cria um ambiente virtual, mas realista estimulando um feedback visual através do vídeo. Para o ensino dessas terapias alternativas na graduação utilizasse, além dos métodos usuais de ensino, as tecnologias educativas. Essas tecnologias surgem como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Utilizar recurso audiovisual, no formato de vídeo educativo, pode significar uma sofisticação no ensino, visto que, por meio dele, consegue-se captar a atenção do público, bem como despertar sua curiosidade em relação às temáticas abordadas. OBJETIVO: Apresentar o processo de construção de um vídeo educativo sobre utilização da gameterapia em idosos. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica, tendo como meta a elaboração de um instrumento confiável, preciso e utilizável que possa ser empregado por outros pesquisadores e outras pessoas relacionadas. A tecnologia educativa tem como objetivo subsidiar o desenvolvimento de recursos e serviços que contribuam para promover o conhecimento da sociedade acerca de um determinado tema. A construção ocorreu em maio de 2018, em quatro etapas: revisão da literatura, análise dos dados coletados, seleção dos dados e construção do vídeo educativo através do software vídeoscrib. Foi elaborado decorrente de uma proposta educativa vinculada a disciplina de fisiologia humana do curso de fisioterapia. O vídeo foi produzido e escrito por três acadêmicos de fisioterapia, sendo um do terceiro semestre, outro do sexto semestre e outro do sétimo semestre. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A construção de uma tecnologia educativa abordando a utilização da gameterapia em idosos surgiu como oportunidade para introduzir o estudo de terapias alternativas para os acadêmicos de fisioterapia. A utilização de recursos áudio visuais podem despertar a curiosidade e o interesse pela investigação, bem como diversas outras competências, desde que utilizado de forma adequada e adaptada aos objetivos de aprendizagem. Após a busca e seleção das informações pertinentes ao tema na literatura, foi realizado a escrita do roteiro para o vídeo, com duração de quatro minutos, abordando os seguintes temas: definição de gameterapia, modo de funcionamento, casos e patologias, utilização em prevenção de quedas em idosos e seus benefícios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do exposto, é necessário salientar a importância da elaboração de tecnologias educativas para a capacitação ainda na graduação, afim de formar profissionais preparados e com conhecimento sobre terapias alternativas como a gameterapia.

  • Palavras-chave
  • Idosos, Gameterapia, Tecnologia, Inovação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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