Pinos intra-radiculares são dispositivos utilizados em situações de grandes destruições coronárias devido a lesões cariosas, amplas restaurações, necessidade de tratamento endodôntico e fraturas dentárias. Os pinos ainda trazem vantagens como melhor distribuição das cargas mastigatórias (BARATIERI et al. 2001). Nos tempos atuais a utilização de pinos intra-radiculares pré-fabricados de fibra de vidro, de fibra de carbono e de fibra de quartzo tem crescido na odontologia, mas ainda sofre resistência de profissionais da área, onde preferem utilizar métodos mais conservadores, apesar de comprovados que os pinos anatômicos possuem melhor adaptação, menor custo, maior resistência a fraturas e favorecimento a estética do paciente. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura demonstrando as melhorias proporcionadas pelos pinos intra-radiculares nos tratamentos odontológicos. Revisão bibliográfica com busca na base de dados Scielo, Pubmed, Lilacs na qual se utilizou como descritores, Pinos intra-radiculares, Pinos dentários e retentores intrarradiculares, foram selecionados 19 artigos de 2001 a 2017, sendo 15 relatos de caso e 4 estudos de caso. A escolha dos pinos varia de acordo com o plano de tratamento que for realizado. Os pinos de metal e de fibra de carbono são muito eficientes, porém não favorecem a estética, enquanto que os pinos de fibra de vidro e os de cerâmica são resistentes e favorecerem a estética. O núcleo metálico fundido ainda é bastante utilizado nos métodos mais tradicionais, mas o pino de fibra de vidro é uma alternativa mais estética, possui um modulo de elasticidade semelhante ao dente e um menor custo. Podemos concluir que ao longo dos anos tem crescido a importância estética nos tratamentos odontológicos. Antes a extração dentária era o tratamento de primeira escolha quando se havia destruição coronária, porém com o avanço da estética, em alguns tratamentos o uso de pinos auxilia na recuperação da estrutura dentária do paciente devolvendo forma e função.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017