A DANÇATERAPIA ALIADA AO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Autor
  • Ana Karla Pereira Azevedo
  • Co-autores
  • Patricia da Silva Taddeo
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Com o passar do tempo, o transtorno do espectro autista (TEA) passou a ser uma

    das alterações neurológicas com maior incidência. O paciente com TEA é caracterizado por ter

    dificuldades de comunicação, o que leva ao comprometimento no convívio social, atrasos no

    desenvolvimento neuropsicomotor e comportamento repetitivos. O tratamento fisioterapêutico

    realizado no paciente possibilita ganhos no desenvolvimento motor e cognitivo afetados, diminuindo

    os atrasos e possibilitando uma melhor interação com o meio. Dentre as ferramentas que o

    profissional pode usar, a dançaterapia torna-se um diferencial, uma vez que a linguagem musical é

    constituída de ritmos e percussões que proporcionam uma percepção dos diferentes estímulos para

    gerar movimentos, ação e linguagem. A música é utilizada como forma de atrair a atenção dos

    pacientes, fazendo da dança um recurso terapêutico.

    OBJETIVO: Analisar os efeitos da dançaterapia no tratamento fisioterapêutico de pacientes com

    transtorno do espectro autista.

     

    METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática utilizando as bases de dados PubMed,

    LILACS e BIREME, no período de agosto a setembro de 2018, onde foram utilizados como descritores:

    TEA, dançaterapia, fisioterapia, tratamento. Foram selecionados artigos publicados na íntegra, sendo

    eles relatos de casos e revisão de literatura, nos últimos cinco anos, na língua portuguesa, que

    abordassem o tratamento fisioterapêutico de crianças com TEA. Foram excluídos trabalhos de

    conclusão de curso, dissertações e teses. Cruzando os descritores foram encontrados 147 artigos,

    destes 10 artigos foram selecionados e após leitura criteriosa de título e resumos foram excluídos mais

    6 artigos, por não atenderem a temática proposta, totalizando 4 publicações para a composição da

    presente revisão.

     

    RESULTADOS: As crianças com TEA podem apresentar danos motores desde o nascimento. Faz-se

    necessária que a intervenção fisioterapêutica seja feita assim que essas características forem

    identificadas, para dessa forma minimizá-las ou revertê-las. A dança como ferramenta no tratamento

    trabalha estimulando a integração da sensação, da percepção e, assim, estimula a ação. Atividades

    coordenadas auxiliam no progresso do desenvolvimento neuropsicomotor. Ela pode facilitar a

    interação social e a comunicação, além de vários sistemas que interferem na percepção do

    movimento. A criança com TEA possui dificuldades no processo de imitação de gestos, a dança

    estimula esse processo de forma espontânea uma vez que é composta de referências simbólicas que

    são exigidas durante os movimentos.

     

    CONCLUSÃO: O fisioterapeuta torna-se um importante aliado durante o desenvolvimento

    neuropsicomotor das crianças com TEA. Sua conduta durante o tratamento deve buscar sempre a

    interação do paciente para dessa forma, aperfeiçoar o tratamento, uma vez que esses pacientes

    possuem grande dificuldade de interação social, o que dificulta a terapia necessária. A música se

    mostra bastante eficaz para permitir essa interação, facilitando e proporcionando a realização dos

    movimentos durante o tratamento, tornando-se uma grande aliada na terapia.

  • Palavras-chave
  • TEA, dançaterapia, fisioterapia, tratamento.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PROCESSO DE CUIDAR
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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