INTRODUÇÃO: Com o passar do tempo, o transtorno do espectro autista (TEA) passou a ser uma
das alterações neurológicas com maior incidência. O paciente com TEA é caracterizado por ter
dificuldades de comunicação, o que leva ao comprometimento no convívio social, atrasos no
desenvolvimento neuropsicomotor e comportamento repetitivos. O tratamento fisioterapêutico
realizado no paciente possibilita ganhos no desenvolvimento motor e cognitivo afetados, diminuindo
os atrasos e possibilitando uma melhor interação com o meio. Dentre as ferramentas que o
profissional pode usar, a dançaterapia torna-se um diferencial, uma vez que a linguagem musical é
constituída de ritmos e percussões que proporcionam uma percepção dos diferentes estímulos para
gerar movimentos, ação e linguagem. A música é utilizada como forma de atrair a atenção dos
pacientes, fazendo da dança um recurso terapêutico.
OBJETIVO: Analisar os efeitos da dançaterapia no tratamento fisioterapêutico de pacientes com
transtorno do espectro autista.
METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática utilizando as bases de dados PubMed,
LILACS e BIREME, no período de agosto a setembro de 2018, onde foram utilizados como descritores:
TEA, dançaterapia, fisioterapia, tratamento. Foram selecionados artigos publicados na íntegra, sendo
eles relatos de casos e revisão de literatura, nos últimos cinco anos, na língua portuguesa, que
abordassem o tratamento fisioterapêutico de crianças com TEA. Foram excluídos trabalhos de
conclusão de curso, dissertações e teses. Cruzando os descritores foram encontrados 147 artigos,
destes 10 artigos foram selecionados e após leitura criteriosa de título e resumos foram excluídos mais
6 artigos, por não atenderem a temática proposta, totalizando 4 publicações para a composição da
presente revisão.
RESULTADOS: As crianças com TEA podem apresentar danos motores desde o nascimento. Faz-se
necessária que a intervenção fisioterapêutica seja feita assim que essas características forem
identificadas, para dessa forma minimizá-las ou revertê-las. A dança como ferramenta no tratamento
trabalha estimulando a integração da sensação, da percepção e, assim, estimula a ação. Atividades
coordenadas auxiliam no progresso do desenvolvimento neuropsicomotor. Ela pode facilitar a
interação social e a comunicação, além de vários sistemas que interferem na percepção do
movimento. A criança com TEA possui dificuldades no processo de imitação de gestos, a dança
estimula esse processo de forma espontânea uma vez que é composta de referências simbólicas que
são exigidas durante os movimentos.
CONCLUSÃO: O fisioterapeuta torna-se um importante aliado durante o desenvolvimento
neuropsicomotor das crianças com TEA. Sua conduta durante o tratamento deve buscar sempre a
interação do paciente para dessa forma, aperfeiçoar o tratamento, uma vez que esses pacientes
possuem grande dificuldade de interação social, o que dificulta a terapia necessária. A música se
mostra bastante eficaz para permitir essa interação, facilitando e proporcionando a realização dos
movimentos durante o tratamento, tornando-se uma grande aliada na terapia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017