Introdução: O termo rastreamento, derivado do inglês screening, todos os programas possuem resultados falso-positivos e/ou negativos. Deve haver uma distinção entre rastreamento e diagnóstico de doenças. No rastreamento, exames ou testes são aplicados em pessoas sadias, o que implica, repetimos e enfatizamos, garantia de benefícios relevantes frente aos riscos e danos previsíveis e imprevisíveis da intervenção. Objetivo: Avaliar quais os principais fármacos utilizados em pacientes que frequentam um supermercado na cidade de Fortaleza – CE, evidenciando as classes e as doenças pré-diagnosticadas, com o intuito de facilitar o entendimento sobre o uso correto de medicamentos. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes da disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO. Foi realizado um estudo observacional no supermercado Extra, através de uma ação de rastreamento em saúde, com público de todas as idades, sexo feminino e masculino, utilizando questionário que foi desenvolvido para recolher alguns dados dos pacientes, como nome, idade, sexo, uso de álcool ou cigarro, pratica de exercícios físicos e quais medicamentos utilizados, além de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Resultados: No total foram atendidas 91 pessoas, sendo elas 50 do sexo feminino e 41 do sexo masculino. Os participantes relataram utilizar até 6 medicamentos simultaneamente, dentre eles pode-se observar que 58 pessoas atendidas, ou seja, 41,13% não soube identificar o medicamento que utiliza, 33 (23,4%) pessoas relataram utilizar medicamento de uso crônico. Já o medicamento mais relatado foi da classe de anti-hipertensivo, no qual 22 (15,6%) pessoas informaram fazer uso, seguido de hipoglicemiantes por 12 (8,51%) pessoas e hipolipemiantes 5 (3,5%) pessoas. Por fim 9 (6,38%) pessoas relataram fazer uso de medicamentos a nível do sistema nervoso central, enfermidades articulares e medicamentos gastrointestinais, e o menos utilizado, mas ainda citado por 2 (1,42%) pessoas, foi de hormônio tireoidiano. Conclusão: Com base nos resultados avaliados, conclui-se que os medicamentos mais utilizados foram os das classes de anti-hipertensivos e hipoglicemiantes. Porém, a maioria dos pacientes afirmou que desconhecem o medicamento que utilizam, sendo importante uma análise com maior cautela desses. Assim se observa que é de grande importância ações de rastreamento em saúde, pois se realiza orientação sobre os medicamentos utilizados, visto que a terapia medicamentosa está entre as intervenções mais utilizadas no tratamento de diversas patologias, principalmente em doenças crônicas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017