A experiência da monitoria acadêmica é um importante recurso de aprendizagem para o aluno que se propõe a exercê-la, tendo em vista que para trabalhar assuntos referentes à disciplina abordada será necessário leitura, pesquisa, elaboração de estudos dirigidos, utilização de materiais audiovisuais dentre outras atividades, promovendo, portanto, conhecimento e melhor entendimento dos conteúdos tratados. Também se configura em rica oportunidade de desenvolver habilidades docentes. O presente relato tem como objetivo trazer minha experiência na disciplina de Neuroanatomia Funcional II junto aos alunos do segundo semestre do curso de Psicologia e demonstrar a importância dos conhecimentos neurobiológicos na prática do profissional psicólogo promovendo a ligação entre neurociência e comportamento. Foi realizada uma descrição no formato de relato de experiência baseada em pesquisa bibliográfica em importantes bases de dados como Scielo e buscador do Google Acadêmico sendo encontrados artigos de importantes universidades nacionais. Essa prática docente foi de extrema importância para minha formação, pois promoveu um contato mais direto com a escrita acadêmica e com os conteúdos da disciplina, bem como crescimento pessoal promovido pelo contato com outros alunos com pensamentos e visões diversas que puderam ser trabalhadas por meio de rodas de conversa e escuta participativa. Considero que um importante resultado dessa vivência foi a oportunidade de despertar nos alunos o interesse pela parte biológica do estudo da psicologia através da apresentação de associações do conhecimento da neuroanatomia com as técnicas e praticas úteis para a clinica e para os vários campos da atuação do psicólogo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017