Folclore e sua relação nas aulas de Educação Física: Percepção Docente

  • Autor
  • Juliana Cavalcante Godim
  • Co-autores
  • Júlia Rocha Ribeiro , Jurandir Fernandes Cavalcante , Maria Clara Sousa Jales , Luiz Torres Raposo Neto , Roberta Oliveira da Costa
  • Resumo
  •  

    O folclore é a cultura popular impressa de geração em geração, através de músicas, danças, lendas, brincadeiras, superstições entre outros recursos. Deste modo esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação do folclore nas aulas de Educação Física através da percepção docente, bem como entender as possíveis dificuldade na aplicação deste tema no ambiente escolar. Caracteriza-se em um estudo de campo, descritivo, de modo transversal com abordagem qualitativa e quantitativa. O cenário aconteceu em Fortaleza e regiões metropolitanas, com 26 professores de Educação Física escolar, utilizando a aplicação de questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que para 53,8%, os conteúdos de folclore se aprestaram parcial na sua formação, 23,1% raramente, 15,4% a presença constante, porém 7,7% afirmaram a inexistência deste. Sobre a aplicação do folclore nas aulas de Educação Física 69,2% acreditam ser relevante, 26,9% extremamente relevante, porém 3,8% acredita ser irrelevante. Sobre a inclusão do tema no planejamento, 38,5% utilizam parcialmente, 30,8% nunca utilizam, 19,2% raramente e 11,5% sempre utilizam. Sobre as dificuldades na aplicação, 50,0% destacam a falta de estrutura, de incentivo da escola e ter pouco conhecimento sobre a temática, já para 42,3% a insegurança devido à complexidade do tema. Entretanto 84,6% juga necessário o conhecimento sobre folclore para formação do educando. Concluir-se que o folclore é importante para formação, entretanto sua efetivação na escola se encontra fragmentado. É fatores como falta de afinidade, tempo escasso, complexidade do conteúdo, falta de material são indicadores da ausência deste conteúdo, bem com uma formação acadêmica que ocorreu de forma superficial.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Física. Escola. Folclore. Docente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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