O folclore é a cultura popular impressa de geração em geração, através de músicas, danças, lendas, brincadeiras, superstições entre outros recursos. Deste modo esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação do folclore nas aulas de Educação Física através da percepção docente, bem como entender as possíveis dificuldade na aplicação deste tema no ambiente escolar. Caracteriza-se em um estudo de campo, descritivo, de modo transversal com abordagem qualitativa e quantitativa. O cenário aconteceu em Fortaleza e regiões metropolitanas, com 26 professores de Educação Física escolar, utilizando a aplicação de questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que para 53,8%, os conteúdos de folclore se aprestaram parcial na sua formação, 23,1% raramente, 15,4% a presença constante, porém 7,7% afirmaram a inexistência deste. Sobre a aplicação do folclore nas aulas de Educação Física 69,2% acreditam ser relevante, 26,9% extremamente relevante, porém 3,8% acredita ser irrelevante. Sobre a inclusão do tema no planejamento, 38,5% utilizam parcialmente, 30,8% nunca utilizam, 19,2% raramente e 11,5% sempre utilizam. Sobre as dificuldades na aplicação, 50,0% destacam a falta de estrutura, de incentivo da escola e ter pouco conhecimento sobre a temática, já para 42,3% a insegurança devido à complexidade do tema. Entretanto 84,6% juga necessário o conhecimento sobre folclore para formação do educando. Concluir-se que o folclore é importante para formação, entretanto sua efetivação na escola se encontra fragmentado. É fatores como falta de afinidade, tempo escasso, complexidade do conteúdo, falta de material são indicadores da ausência deste conteúdo, bem com uma formação acadêmica que ocorreu de forma superficial.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017