Introdução: A sexualidade na adolescência é um tema que deve ser discutido no meio acadêmico e profissional, pois o adolescente demanda muitas dúvidas e necessita de orientação. Devido os fatores de risco associados a essa fase, a falta de orientação e adesão, aumenta os riscos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e até mesmo uma gravidez indesejada. Desta forma, a enfermagem atua no cuidado ao adolescente, por meio de ações interventivas e educativas na prevenção das IST’s e redução dos danos. Objetivo: relatar experiência de acadêmicos de enfermagem na educação em saúde sobre sexualidade para adolescentes. Metodologia: Trata-se de relato de experiência sobre uma atividade de educação em saúde sobre sexualidade para adolescentes. A ação aconteceu em uma escola pública do município de Fortaleza, durante a visita técnica da disciplina de Processo de Cuidar em Saúde do Adolescente, do Curso de Graduação em Enfermagem – Faculdade Metropolitana da Grande de Fortaleza. Resultado: A atividade educativa foi dividida em dois encontros: O primeiro teve como objetivo conhecer o perfil dos adolescentes e suas necessidades de saúde. Iniciou-se com uma roda de conversa para levantar suas necessidades de saúde e saber quais temáticas os adolescentes tinham mais dúvidas. Em seguida, foi realizado o atendimento individual do adolescente, utilizando fichas com dados pessoais, sócios econômicos e sexualidade. No segundo encontro, foi realizada dinâmica em grupo sobre sexualidade, temática escolhida pelos adolescentes no primeiro encontro. Os adolescentes foram divididos em grupos e foram fornecidas cartolinas, em que os mesmos escreviam suas maiores dúvidas relacionadas à sexualidade. Com isso, percebeu-se que os mesmos possuíam muitas dúvidas em relação às IST’s e as suas formas de prevenção. Os adolescentes não dominavam a utilização dos preservativos e desconheciam os meios de contaminação das infecções sexuais. Durante a atividade educativa, notou-se que houve uma boa adesão na discussão sobre o assunto abordado, evidenciando que a ação educativa foi de grande importante. Conclusão: A ação foi bastante produtiva, visto que houve um bom retorno por parte dos estudantes. Logo, é importante que os profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro, busquem se capacitar sobre temas que envolvam a sexualidade dos adolescentes, pois estes demandam muitas necessidades que precisam ser acolhidas.
Referencia:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho; GOMES, Romeu. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 8, n. 2, p. 18-24, 2000.
VIERO, V. S. F. et al. Educação em saúde com adolescentes: análise da aquisição de conhecimentos sobre temas de saúde. Esc Anna Nery RevEnferm [Internet]. 2015 [cited 2016 Oct 10]; 19 (3): 484-90.
BESERRA, Eveline Pinheiro; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Ação educativa do enfermeiro na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: uma investigação a partir das adolescentes. Esc Anna Nery RevEnferm, v. 12, n. 3, p. 522-28, 2008.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017