A educação infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica e todos os aspectos a serem trabalhados nesse momento deve ser desenvolvido de forma pedagógica. Assim temos a musicalidade como conteúdo na educação infantil onde é caracterizada por atividades que utilizam a música, quando está é aplicada de forma coerente possibilita aos educandos o desenvolvimento consciente e integral. Deste modo a presente pesquisa tem por objetivo investigar a percepção do professor de Educação Física Infantil referente a utilização da musicalidade como processo de ensino aprendizagem. O cenário desta pesquisa se deu em escolas públicas e municipais na cidade de Fortaleza-CE. Classifica-se como um estudo de campo de abordagem quantitativa, qualitativa, descritiva de modo transversal. Participaram 20 professores de Educação Física que atuam na educação infantil. Como coleta de dados foi realizado um questionário semiestruturado. Os principais resultados desta pesquisa apresentam que os professores de Educação Física Infantil reconhecem a musicalidade como possibilidade para o desenvolvimento da criança da criança, assim também como há melhoras nos aspectos motor e social durante o processo de ensino. Ainda assim, foi possível observar que há professores com conhecimento superficial relacionados a esta temática, tornando-a possível apenas para momentos lúdicos. Conclui-se com a pesquisa que a musicalidade inserida nas aulas de Educação Física Infantil auxilia no desenvolvimento da criança de forma efetiva, possibilitando a melhora no aspecto motor e no social, contribuindo assim para um ambiente propício na aproximação dos educandos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017