A Educação Física com grande área do conhecimento encontra-se presente na escola através de diferentes conteúdos que comtempla sua rica cultura corporal de movimento, dentre estes citamos a ginástica com uma das práticas corporais milenares que se faz presente até os dias de hoje. Assim na escola a ginastica favorece o desenvolvimento dos educandos em seus diferentes aspectos, físico, psicológico, emocional e social. Deste modo a apresente pesquisa tem como objetivo investigar a ginástica como conteúdo da Educação Física Escolar sobre a ótica docente. Conduzido partir de um estudo de campo, descritivo de modo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa. O cenário concedeu-se em Fortaleza e regiões metropolitanas, com professores de Educação Física escolar, atuantes em escola pública ou privada. Como instrumento de coleta utilizou-se de um questionário semiestruturado. Os resultados, evidenciaram que 96,9% tiveram a disciplina de ginástica na sua formação acadêmica. Para 59,4% descrevem ter um conhecimento básico sobre o conteúdo ginástica, 37,5% intermediário e apenas 3,1% avançando. Para 90,6% é relevante a Ginástica dentro do bloco de conteúdos dos PCNs. Com relação a aplicação 46,9% abordam parcialmente a Ginástica nas aulas, 37,5% sempre e 15,6% raramente. Assim 68,8% destacam a ginástica para todos como a modalidade mais trabalha na escola. Podemos conclui que, os professores reconhecem a relevância do conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física, porém o mesmo encontra-se de forma parcial, e que fatores com falta de material e estrutura influência diretamente na sua ausência no contexto escolar.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017