A visão de sujeito para a psicanálise é distinta da proposta pelos demais campos de produção do saber. Sujeito para a psicanálise é aquele que opera com o desejo, que está inserido nas trocas simbólicas e emerge da angústia. Entretanto, embora abraçado pela psicanálise, o (não) lugar que o sujeito ocupa nas práticas em saúde ainda não é reconhecido pelos outros campos, na medida em que o discurso médico se sobrepõe a este e transforma seu corpo em objeto de cuidado, operando sobre a doença, mas não sobre o sujeito. Este corpo, para a psicanálise, é simbólico e dotado de significações e ditos de um sujeito. É a partir dessas informações que este trabalho assume como objetivo esboçar possíveis compreensões acerca do corpo adoecido na contemporaneidade, se propondo, no primeiro momento, explanar a construção histórica do conceito de corpo e apontar possíveis processos que circundam o ideário de corpo. Para que se alcance o que se propõe, o presente estudo se utiliza de uma pesquisa bibliográfica, com fins exploratórios, revisitando conceitos e publicações em bases de dados como Scielo, LILACS, PePSIC e textos com sustentação psicanalíticas, selecionando os temas que perpassam esta proposta de estudo. São encontrados estudos que abordam os conceitos de corpo, envolvendo o contexto histórico, social, cultural e político, na medida em que um ideal de corpo é estabelecido dentro da sociedade, que cultua este mesmo. A psicanálise adentra esta discussão trazendo um olhar para estes corpos adoecidos que se deparam com o real da finitude.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017