RESUMO
Introdução: A sepse é uma síndrome clínica que se manifesta em distintos espectros de gravidade e, caso não seja diagnosticada e tratada de forma correta, pode agravar-se com o decorrer do tempo e evoluir para óbito. Objetivo: Descrever a atuação da enfermagem na assistência ao paciente séptico. Métodos: O presente estudo utilizou como método a revisão integrativa da literatura. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório, descritivo, documental, transversal com abordagem quantitativa, realizado por meio de levantamento bibliográfico de artigos científicos. A busca bibliográfica foi realizada no período de junho 2007 a junho de 2018 (últimos 10 anos) nas seguintes bases de dados internacionais: LILACS, MEDLINE, BIREME e SCIELO. Resultado: Durante a busca nas bases de dados foram localizados 110 estudos. Onde, apenas 11 artigos corresponderam aos critérios de inclusão do estudo. Ao analisar os estudos foi verificado que o conhecimento dos enfermeiros quanto ao entendimento da sepse e a identificação de manifestações clínicas a ela relacionadas na prática profissional são de suma importância para a correta abordagem terapêutica desses pacientes. Ressalta-se a importância do enfermeiro no reconhecimento precoce dos diferentes espectros clínicos relativos à sepse. Conclusão: A equipe de enfermagem tem papel importante no diagnóstico e tratamento do paciente séptico, devido ao fato de permanecer, a maior parte do tempo, à beira do leito, identificando e atuando frente às necessidades humanas básicas afetadas e contribuindo com a equipe multiprofissional.
Palavras-chave: Sepse. Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica. Choque Séptico. Papel do Profissional de Enfermagem.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017