AÇÃO EDUCATICA PARA A PREVENÇÃO DE INFECÇÕES CRUZADAS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA (UTIP): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Amanda Denise Martins de Araújo[1]
Gabriele da Silva Botelho[2]
Luma Thais Martins Campos[3]
Pedro Henrique Pereira dos Santos[4]
Maria Gabriela Forte Gomes[5]
Silvania Moreira de Abreu Façanha[6]
INTRODUÇÃO: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), são caracterizadas por infecções adquiridas no âmbito hospitalar ou em qualquer outra instituição de assistência à saúde, que se manifesta durante ou até mesmo após a alta (GOMES, 2014). De acordo com a agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA, 2009) essa infecção é um grave problema e um desafio para a equipe de saúde, pois ameaçam tanto os profissionais como os pacientes, necessitando assim de ações preventivas e de controle pava evitar longos períodos de internação e gastos excessivos para o sistema de saúde. Além disso, podem resultar em processos e indenizações judiciais, nos casos comprovados de negligência durante a assistência prestada. Sendo de suma importância a assistência de enfermagem na prevenção de infecções. OBJETIVOS: Relatar a experiência de uma ação educativa para a prevenção de infecções cruzadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre uma ação educativa para a prevenção de infecções cruzadas durante o estágio curricular da disciplina Processo de Cuidar na Saúde do Adulto. Ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2018, no período de 26 de março a 13 de junho com crianças internadas em uma UTIP de um hospital terciário da rede pública de Fortaleza-CE-Brasil. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com o auxílio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), duas acadêmicas foram caracterizadas com pinturas de tinta guache e glitter no corpo e nãos mãos, para representar o compartilhamento de agentes infecciosos por meio do contato direto, juntamente com uma música educativa reproduzida em um aparelho portátil que incentivava a lavagem das mãos. Ao adentrar na unidade de terapia intensiva pediátrica, os discentes visitaram todos os leitos, cumprimentaram as crianças com as mãos sujas de glitter para simbolizar que ali havia a presença de microorganismos que poderiam ser evitados com a simples lavagem das mãos. Após isso, foi explicado o passo a passo da lavagem, onde as crianças ficaram atentas durante a demonstração, evidenciando-se a importância de utilizar-se do lúdico durante a abordagem delas. CONCLUSÕES: Através do presente estudo, nota-se que a forma lúdica de educar traz conhecimentos. É essencial pois aumenta a capacidade de compreensão e interação por parte das crianças e acompanhantes. Portanto, é imprescindível que os profissionais em saúde, em especial o enfermeiro, se capacitem a fim de melhorar a compreensão de seus jovens pacientes. REFERÊNCIAS:
[1] Discente do 7º semestre de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. Integrante do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da Criança- GEESC. E-mail: amanda23denise@gmail.com
[2] Discente do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. Integrante do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da Criança- GEESC. Integrante do PROMOVEN FAMETRO. E-mail: gabriele.botelho@aluno.fametro.com.br
[3] Discente do 8º semestre de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. Integrante do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da Criança- GEESC. E-mail: lumacoldplay@hotmail.com
[4] Discente do 7º semestre de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. E-mail: pedro12henrique2010@hotmail.com
[5] Discente do 6º semestre de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. E-mail: mgfortegomes@gmail.com
[6] Enfermeira pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza-FAMETRO.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
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Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
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Comissão Científica
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Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
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Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017