Introdução: O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento exagerado de células traduzido por um tumor instalado na próstata, acarretando na diminuição do calibre e intensidade do jato urinário. A detecção precoce é fundamental para que se aumentem as possibilidades de cura. A estratégia de educação em saúde é de grande valia no processo de promoção, prevenção e detecção precoce de doenças uma vez que esta pode promover uma percepção e autonomia aos indivíduos na capacidade e conhecimento de seu autocuidado. Deste modo, está ferramenta torna-se essencial nas atividades desenvolvidas por profissionais enfermeiros uma vez que estes promovem um cuidado integral envolvendo a capacidade de serem agentes educadores em saúde. Objetivo: Relatar a experiência na realização da sala de espera como estratégia de prevenção do câncer de próstata. Método: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, sobre uma intervenção educativa para a prevenção do câncer de próstata, realizada em um formato de sala de espera em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde na cidade de Fortaleza-CE, durante o mês de novembro de 2017. Na ocasião, a atividade aconteceu com a participação de um público misto de homens e mulheres, que aguardavam atendimento na unidade. Para o desenvolvimento da atividade foram usados cartazes e panfletos, os quais orientavam sobre o câncer de próstata. Os acadêmicos abordaram os seguintes pontos chaves: O que é o câncer de próstata? Qual a importância do diagnóstico precoce? Quais seus fatores de risco e a faixa etária indicada para realização do toque retal? Resultados: Observou-se maior interesse do assunto por parte das mulheres, as quais possuíam um conhecimento prévio de alguns aspectos sobre a temática e curiosidade sobre o exame PSA, sua importância e seguridade para o diagnóstico. Observou-se ainda que os homens relatavam dúvidas acerca da faixa etária indicada ao exame de toque, sua forma de realização e o tempo do mesmo, dúvidas estas que foram esclarecidas pelas acadêmicas. Verificou-se ainda que a maioria dos homens tinham dificuldades quanto a abordagem do assunto, por vergonha ou introspecção. Em suma, a maioria dos usuários que participou da sala de espera demonstrou interesse pela atividade, relatando serem responsáveis disseminar as informações aprendidas. A atividade foi muito importante para os acadêmicos, uma vez que aprimora os conhecimentos adquiridos durante sua formação, sedimentam os saberes e aperfeiçoa o papel de educador o qual o enfermeiro deve desenvolver frente à prevenção, promoção e manutenção da saúde de pessoas, famílias e comunidades. Conclusão: É possível notar a importância da realização da sala de espera para fornecer orientações sobre o câncer da próstata e exame retal, uma vez que este se apresenta como uma das maiores causas de mortalidade por câncer no publico masculino.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017