A biossegurança é um plano de ações e medidas empregadas em todas as profissões, com objetivo de localizar e evitar danos a saúde ocupacional e ao usuário do serviço. Com base nesse conceito, verificou-se a necessidade de um estudo dentro de um instituição de ensino superior, sendo escolhido o curso de odontologia, para avaliar o conhecimento dos acadêmicos quanto ao tema e realizar um paralelo entre os pensamentos ao ingressar e decorrer do aprendizado. Logo foi elaborado um questionário autoaplicável físico e digital, no qual foi aplicado em turmas do 1° e 4° semestre, posteriormente os dados foram tabulados e analisados. Após análise, verificou-se que 91% dos acadêmicos compreendiam o significado da palavra “Biossegurança”, porém ao analisar medidas de biossegurança os índices não apresentaram dados favoráveis, visto que na turma de 1° semestre apenas 40% do conjunto tinha conhecimento da norma regulamentadora 32, e quando se avaliou a turma de 4° semestre, o número registrado foi 43%. O mesmo ocorreu com a variável de conduta/ação em um acidente ocupacional, no qual 88% da turma de 1° semestre não sabem como prosseguir e quando analisamos a turma de 4° semestre o índice reduziu para 74%. Além disso, a maior dúvida para prevenção e conduta em acidentes, citada pelos entrevistado foi não saber como proceder em caso de um acidente nos laboratório/clínica de odontologia. Assim, se torna evidente a necessidade de uma intensificar atividades voltadas para a biossegurança, seja prática ou teórica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017