A iniciação à docência representa a etapa inicial de formação do graduando que favorece a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da profissão decente. Esse é um momento oportuno para o discente que pode ter uma experiência valorosa durante a graduação que impacta positivamente a sua atuação profissional. Ainda é possível destacar a importante contribuição que o aprendizado por pares pode proporcionar ao alunado, promovendo trocas experienciadas e fomentar um diálogo mais íntimo, muitas vezes, inalcançável pelo professor. O presente resumo visa descrever a experiência na monitoria da disciplina nutrição humana e dietética, vinculada à Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, campus Conselheiro Estelita em Fortaleza, CE. Dentre as atividades realizadas pelos monitores podem ser elencadas o acompanhamento das aulas, elaboração de material didático com assuntos pertinentes ao conteúdo abordado pela professora, orientações e esclarecimento de dúvidas sobre cálculos matemáticos e teoria dos assuntos abordados em sala, assim como, o reforço didático na elaboração e adequação de dietas. Algumas dificuldades foram encontradas ao longo do percurso dessa jornada: a baixa frequência por parte do alunado, que foi contornado através da criação de outros canais de comunicação como WhatsApp e e-mail institucional, assim como, diferentes níveis de bagagem de conhecimento relacionados a assuntos inerentes a disciplina, como matemática e informática por parte de alguns alunos. Por fim, considerou-se a monitoria uma experiência relevante que proporcionou um crescimento pessoal e profissional às acadêmicas de nutrição, além de favorecer a materialização de uma vivência na iniciação nas atividades de docência.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017