As atividades rítmicas e expressivas como conteúdo da Educação Física apresentam-se no âmbito escolar de forma desafiadora, o que torna está pouco compreendida como ferramenta educacional, ausentando-se por muitas vezes dos planejamentos anuais. Deste modo o presente estudo tem como objetivo identificar se os conteúdos de atividades rítmicas e expressivas são aplicados pelos profissionais de Educação Física do 6º ao 9º do ensino fundamental. Conduzido a partir de uma pesquisa de campo, de modo transversal com a abordagem quantitativa, onde se utilizou da aplicação de questionário estruturado para a coleta de dados. Participaram da pesquisa 10 professores de Educação Física atuando na escola. Os principais resultados apontam que 70% dos entrevistados entende com bastante relevante a aplicação dos conteúdos de atividades rítmicas e expressivas. Porém apesar reconhecimento da relevância deste, 40% destacam a necessidade de um melhor planejamento, já para 33% falta de capacitação seria ponto chave na dificuldade, de ministrar este conteúdo. Percebeu-se que, embora reconheça-se, a importância deste conteúdo no processo de aprendizagem do educando, ainda existem barreiras na aplicabilidade. Portanto, tornam-se necessárias ações que abordem está temática, rompendo com uma ideologia de padrões esportivista, preestabelecidos e codificados em uma cultura tradicional. Conclui-se que a dança é um conteúdo extremamente relevante, e que sua existência no currículo escolar poderá infere modificações e transformações para a formação integral do educando.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017