Introdução: O educador no desempenho de seu papel como profissional deve identificar a informação de que os aprendizes realmente precisam e considerar a prontidão e os estilos de aprendizagem (BASTABLE,2010). O enfermeiro como educador se insere nesse contexto em ajudar na identificação das melhores abordagens e atividades que podem tanto apoiar quanto desafiar o aprendiz, todas planejadas e definidas por meio de estabelecimento consciente de objetivos específicos de aprendizagem. A abordagem do enfermeiro educador deve ocorrer em conformidade com suas necessidades e estilo de aprendizagem individual, levando em conta questões que estejam interferindo na prontidão do aprendiz em deixar-se transformar e motivar-se em ações de saúde (BASTABLE,2010). Partindo dessa explanação visualizamos a importância da atuação de enfermagem na promoção e prevenção das IST. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos em enfermagem na educação em saúde que teve como finalidade desenvolver uma oficina educativa para que as pacientes fossem capazes de distinguir os sinais e sintomas das IST .Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em maio de 2018 durante a disciplina de estágio curricular supervisionado I, da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO),ocorrido em uma unidade de atenção primária à saúde localizada na região metropolitana de Fortaleza, especificamente no município de Caucaia-CE. Resultados: A ação de educação em saúde foi realizada com pacientes, na forma de sala de espera, que aguardavam a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero. Foi utilizado um álbum seriado ilustrando sinais, sintomas, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST). Foi aplicado um jogo interativo de mito ou verdade, onde foi distribuído para cada paciente duas plaquinhas, uma em que estava escrita: ‘’ mito’’ e a outra com a palavra ‘’ verdade’’. Os acadêmicos jogavam um dado e dessa forma o número que era sorteado representava um envelope de um quadro enumerado de um a seis com perguntas sobre IST, na qual foram feitas as perguntas e as pacientes respondiam com as plaquinhas e foram tiradas as dúvidas ao longo que as perguntas eram sorteadas. Entre os assuntos foram citados a importância do uso das camisinhas feminina e masculina nas relações, ressaltando o tratamento do parceiro sexual quando o mesmo for fixo. Observamos que a maioria das pacientes eram bem esclarecidas quanto ao tema, mas existem algumas informações que devem ser sanadas para que possam desmistificar as IST. Dentre as dúvidas mais pertinentes estavam as seguintes: 1.Os sinais e sintomas; 2.Se mosquito (aedes aegypti) pode transmitir a AIDS; 3. Se as gestantes estão protegidas naturalmente contra as IST. Conclusão: O incentivo a educação em saúde propõe esclarecer suas dúvidas. É uma das formas que ajuda a promover o conhecimento, convidando sempre os indivíduos a ajudar a transformar práticas errôneas em atitudes corretas. Dessa forma a prática em saúde tem como processo a prevenção e a promoção para o meio curativo, e para a população tem como objetivo criar meios de fortalecer a construção de sua própria autonomia para os seus cuidados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017