O uso de implantes dentários tem se tornado uma das melhores opções para reabilitar dentes perdidos. A utilização desta técnica deve seguir princípios de reabilitação oral e de manutenção da saúde bucal. A não aplicação destes princípios podem gerar processos inflamatórios e devem ser tratados precocemente pelo profissional. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura discutindo os aspectos etiológicos, diagnóstico e tratamento da peri-implantite. Foram utilizadas as bases de dados PUBMED e SCIELO nos últimos 10 anos nas línguas inglesa e portuguesa, sendo encontrados 10 artigos com os critérios de elegebilidade. Apesar dos implantes alcançarem altos índices de sucesso na osseointegração, há motivos que o levam ao fracasso. A peri-implantite, como principal causa deste fracasso, é uma reação inflamatória que acomete os tecidos que circundam os implantes acometendo o tecido ósseo que o envolve. Tem como etiologia fatores microbiológicos além de fatores biomecânicos. Uma nova teoria em relação à peri-implantite tem definido como um processo imunológico com reação de corpo estranho caracterizado como osseosseparação. Esta reação é uma resposta imunológica não específica, mediado por macrófagos e uma resposta linfocitária de células T promovendo desequilíbrio entre os processos de modelação e remodelação. Diversos são os tipos de tratamento gerando grande discussão na literatura. Entretanto, cabe um correto diagnóstico para que possa instituir o tratamento adequado para cada caso.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017