Introdução – O crescimento e o desenvolvimento de todo indivíduo ocorrem na fase da infância, durante esse tempo são construídos hábitos que podem ser fortemente influenciados. Atualmente a mídia é um dos principais causadores dessa influência além de fatores externos como, família, valores sociais e entre outros. Com a má alimentação e sedentarismo a probabilidade de desenvolver obesidade torna-se maior. Esse distúrbio é causado pelo acúmulo de gordura no corpo devido ao consumo excessivo de alimentos hipercalóricos. Objetivo – Avaliar o impacto da mídia sobre os hábitos e comportamentos bem como suas preferências alimentares na infância. Métodos- Foi realizada uma revisão literária de artigos sobre o assunto discorrido, esses artigos foram pesquisados nas seguintes bases: Scientific Electronic Library Online- Scielo e Google acadêmico. Foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2015. Discussão- Os principais produtos alimentícios divulgados pela mídia são alimentos industrializados, a maioria desses alimentos possuem alto níveis de açúcares e sódio e alto valor calórico. O consumo desses alimentos contribuem para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis destacando-se a obesidade. Conclusão- Conclui-se que é possível verificar que existe um persuasivo número de anúncios e propagandas veiculados na mídia direcionados para o público infantil. Uma maneira de reduzir o índice de obesidade infantil é aplicar estratégias educacionais afim de promover novos hábitos alimentares.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017