Com a era moderna, em meados do século XXI, vem ficando mais difícil o ato de se alimentar em seu próprio lar. A falta de tempo e os inúmeros compromissos vem criando uma geração que se alimenta diariamente em pontos de alimentação, por ser mais prático e por conta da conciliação do tempo com o modo de vida. Essas condições exigiram a adaptação às condições de tempo, locais, recursos financeiros e periodicidade das compras.
Em serviços de alimentação é importante verificar se a manipulação dos alimentos é realizada da forma correta e se segue o padrão exigindo pelo manual de boas práticas, é válido observar o ambiente e os manipuladores e a forma que é manipulada o alimento, pois devem ser evitado qualquer contaminação, logo preservando a saúde do consumidor e evitando os riscos de DTAs. Verificações simples, como: higienização das mãos, o uso de luvas e áreas de higiene pessoal podem ser avaliadas pelo próprio consumidor no ato da escolha de onde irá fazer a sua refeição. Este trabalho teve como objetivo apontar as irregularidades encontradas nos ambientes de alimentação que podem influenciar na causa da maioria das DTAs que os consumidores geralmente manifestam e conscientizar todos os indivíduos que participam da higiene do local, manipulação do alimento, manutenção de instalações e até os fornecedores sobre a importância fundamental das BPF em ambientes de alimentação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017