AVALIAÇÃO DA MONITORIA EM MICROBIOLOGIA CLÍNICA DO CURSO DE FARMÁCIA EM UMA FACULDADE PRIVADA DE FORTALEZA- CEARÁ

  • Autor
  • Lívia Helena Silva de Oliveira Lima
  • Co-autores
  • Andréa Bessa Teixeira
  • Resumo
  •  

    A monitoria acadêmica é uma atividade extracurricular com a qual o aluno-monitor atua ensinando e aprendendo. Como componente curricular do curso de Farmácia a disciplina de microbiologia clínica atua estabelecendo relações para o diagnóstico das doenças infecciosas que tem maior prevalência e/ou uma maior importância econômica e de saúde pública. De início quando se estuda microbiologia clínica são muitos questionamentos com que o aluno se depara, pois são muitos nomes, muitos agentes infecciosos e é imprescindível aprender o diagnóstico, o tratamento das infecções e todas as ações necessárias para se chegar a cura da doença. Nesse contexto se insere o aluno monitor, atuando juntamente com o professor, facilitando a compreensão e o aprimoramento dos conteúdos disciplinares. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição da monitoria em Microbiologia Clínica no desempenho dos discentes do curso de Farmácia, em uma faculdade privada, situada em Fortaleza- Ce. Trata-se de uma pesquisa de natureza observacional, descritiva e analítica, com uma abordagem qualitativa. Justifica-se pelo fato de não existirem muitos trabalhos realizados no intuito de avaliar a contribuição da monitoria na instituição. Visa colaborar no entendimento da disciplina e incentivar os alunos a participarem ativamente das aulas, buscando assim oferecer mais ferramentas que venham a colaborar com as aprovações. Apresentando assim, informações relevantes que ajudem os professores orientadores e monitores a criarem estratégias para melhorar ou aperfeiçoar o programa de monitoria na instituição.

     

  • Palavras-chave
  • Monitoria, Microbiologia, Ensino.
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Organizadora

 

Ailton Pereira da Silva

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Daniel Carlos Lopes Vasconcelos

Fernanda Rocha Dantas

Juliana Pereira Pessoa

Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

Yohrranna Kelly Almeida de Araujo

 

Comissão Científica

 

Andréa Bessa Teixeira

Anne Caroline Moraes de Assis

Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017