Introdução: O tratamento com o sistema Invisalign® corrige más oclusões dentárias por meio da instalação de um conjunto de alinhadores transparentes feitos de um material plástico, por meio da técnica CAD-CAM. Um dos pontos inovadores do sistema Invisalign® é o escaneamento de moldagens com precisão, para a obtenção de modelos de alta exatidão. Então, as movimentações dentárias são simuladas em um modelo 3D, na tela de computador, que pode ser manipulado. Esse modelo pode ser “virtualmente” corrigido, por meio de um plano de terapia criado pelo ortodontista e traduzido para a linguagem do Invisalign®, utilizando-se as sofisticadas propriedades de seu software (AAKASH, PURVESH e ROMIL, 2017). Desde o seu advento, a Invisalign® expandiu rapidamente no mercado mundial devido a demanda e uso profissional. Atualmente, mais de um milhão de pacientes foram tratados com Invisalign®. (MONGUILHOTT e ZANARDI, 2017).
Objetivo: Realizar uma revisão de literatura avaliando a eficácia do sistema Invisalign® no tratamento ortodôntico.
Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo descritivo transversal acerca da eficácia do sistema Invisalign® nos últimos 10 anos, incluindo; artigos originais e revisões de literatura, publicados nas bases de dados PubMed, EBSCO. As palavras chaves foram: “Invisalign”, “Orthodontic treatment” e “Aligners”. Após a busca foram obtidos 56 artigos, foram retiradas as duplicatas restando 50 artigos. Posterior a leitura dos títulos e resumos, foram escolhidos 6 artigos para leitura na integra.
Resultados e Discussão: O Invisalign® é indicado em pacientes com apinhamento leve a moderado (1- 6mm), espaçamento leve a moderado (1-6mm), arcos constringidos não-esqueléticos e recidiva após aparelhos fixos (KRAVITZ et al. 2009). Dentre as vantagens encontra-se: excelente estética, facilidade na higiene oral, conforto, capacidade de remoção para comer, mínima necessidade de ajuste, menor impacto na fala, menor reabsorção radicular (BODY et al., 2008). Como desvantagens; curto alcance de ação, controle tridimensional deficiente no movimento dentário, eficácia limitada em pacientes com; rotações, extrusões e intrusão severa de dentes, impossibilidade de controle da angulação de um dente quando movimentado, dependência de conformidade, possível perda de aparelho (WOMACK e DAY, 2008). A incapacidade de controlar o movimento da raiz limita o uso do sistema Invisalign principalmente em más oclusões que requerem extrações de pré-molares. Esta função pode ser adicionada por medir as dimensões da raiz a partir de radiografias ou tomografias computadorizadas. São necessários mais ensaios clínicos para avaliar o desempenho clínico do Invisalign® (VICENS e RUSSO, 2010).
Considerações finais: Com base nos resultados é possível afirmar que a eficácia da terapia ortodôntica com Invisalign® ainda apresenta limitações, pois o uso de aparelhos removíveis estéticos não têm se mostrado tão eficientes, especialmente, nos casos mais complexos. Assim, a avaliação dos efeitos do tratamento utilizando alinhadores é restrita, visto que há uma necessidade de acompanhamento clínico ao longo do tempo.
REFERÊNCIAS
JOSÉ MONGUILHOTT, L. M.; ZANARDI, G. Tratamento ortodôntico com o sistema Invisalign: a utilização de alta tecnologia na realização de movimentos dentários. Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, fev. 2017. v. 16, n. 1, p. 56–73.
VICENS J, RUSSO A. Comparative use of Invisalign by orthodontists and general
practitioners. Angle Orthodontist 2010; 80:425-434.
KRAVITZ ND, KUSNOTO B, BEGOLE E, OBREZ A, AGRAN B. How well does Invisalign work? A prospective clinical study evaluating the efficacy of tooth movement with Invisalign. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2009 Jan; 135(1):27-35.
BOYD RL. Esthetic orthodontic treatment using the Invisalign appliance for moderate to complex malocclusions. J Dent Educ. 2008 Aug;72(8):948-67.
WOMACK WR, DAY RH. Surgical-orthodontic treatment using the Invisalign system. Journal of Clinical Orthodontics 2008; 42:237-245.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017