INTRODUÇÃO: A consulta de puerpério consiste no fornecimento de cuidados à lactante e ao recém-nascido com finalidade de auxiliá-la com a amamentação, com o próprio autocuidado, na utilização de métodos contraceptivos e no crescimento e desenvolvimento neonatal. Para Ravellt (2008), na consulta de enfermagem há participação da puérpera, do enfermeiro e/ou acadêmico de enfermagem, com troca de informações e experiências relevantes, pois com o parto surgem muitas dúvidas e inseguranças relacionado a esse período. Segundo o manual técnico do pré-natal e puerpério, a atenção à mulher e ao neonato no pós-parto imediato e nas primeiras semanas após o parto é fundamental para a saúde materna e neonatal, devendo a consulta ser o mais criteriosa possível, tanto no âmbito hospitalar como na Unidade Básica de Saúde. Para o preparo de discentes de enfermagem para a realização da puericultura existem as simulações clínicas, que ajudam no aprendizado dessa atividade. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma simulação clínica da primeira consulta em puericultura. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de uma consulta de enfermagem em puericultura, realizada durante a disciplina Processo de Cuidar em Saúde da Criança, realizado por acadêmicos de enfermagem em uma clínica escola vinculada a uma instituição de nível superior privada. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Previamente à realização da simulação clínica, dividiu-se os grupos para a realização da atividade, em que as equipes iam à medida que eram sorteadas. A equipe autora do trabalho realizado, era composto por seis membros, porém durante a realização da consulta estavam somente cinco alunos mais o professor avaliador. O tempo mínimo para o procedimento eram 20 minutos. Na realização da atividade seguiu-se os protocolos de uma consulta de puerpério, onde se iniciou com a anamnese de dados, como o parto, amamentação, limpeza do coto umbilical do recém-nascido etc. Foi realizada também uma avalição objetiva por meio do exame físico no sentido céfalo-caudal. Em seguida foi feito a avaliação neurológica com a busca dos reflexos primitivos de forma explicativa, além da aferição das medidas antropométricas. O tempo foi um dos fatores que dificultaram a realização da simulação clínica, no entanto os graduandos sentiram-se satisfeitos com a ação proposta, pois viram quais eram as facilidades e dificuldades que possuíam. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com o presente estudo, evidencia-se uma avaliação positiva por parte dos discentes, pois os mesmos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente, assim como perceberam os pontos que precisam melhorar. Portanto, é importante a realização de simulações clínicas, principalmente da consulta de puerpério, para uma contextualização e preparo dos acadêmicos com as atividades clínicas futuras.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017