As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) tornaram-se problema de saúde pública, devido serem uma das principais causas de mortes mundiais, entre elas destacando-se as Doenças Cardiovasculares (DCV). Dentre os principais fatores de risco encontrados na literatura para o desenvolvimento destas condições estão elencados: idade, histórico familiar, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias e o estresse. A identificação precoce desses fatores pode favorecer a redução da morbimortalidade, por meio de medidas acessíveis para mudança de hábitos de vida danosos para práticas saudáveis e cardioprotetoras. Neste contexto, o enfermeiro tem um papel primordial na educação em saúde dos indivíduos, podendo o mesmo atuar em ambulatórios e clínicas de enfermagem. Com base nesta questão, o estudo objetiva relatar as atribuições do enfermeiro no Ambulatório de Avaliação de Risco Cardiovascular da Mulher. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa realizado em uma unidade ambulatorial de uma instituição de ensino superior localizada no município de Fortaleza-Ce. Optou-se por dividir as atividades exercidas pelo enfermeiro em atividades educacionais, administrativas e assistenciais. Pode-se perceber a vasta possibilidade de campos de atuação do enfermeiro, sobretudo no campo preventivo de desfechos cardiovasculares, devendo a enfermagem apropriar-se de conhecimentos baseados em evidências científicas como base para uma conduta profissional de excelência. Tal atuação possibilitou ampliar o olhar clínico com enfoque em ações de promoção da saúde e prevenção de agravos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017