O ozônio tem um alto potencial de oxidação e demonstrou ser um agente antimicrobiano poderoso e confiável contra bactérias, fungos, protozoários e vírus. Além disso, tem a capacidade de estimular a circulação sanguínea e a resposta imune. Tais características justificam o interesse atual em sua aplicação na odontologia. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a aplicabilidade do ozônio dentro do universo da Odontologia. A busca dos artigos foi realizada a partir do portal eletrônico PubMed e das bases de dados SCOPUS e Web of Science. Foram incluídos estudos experimentais que relataram a eficácia da aplicação do ozônio nas diversas áreas da Odontologia, publicados em inglês, nos últimos 10 anos, e excluídos relatos de casos clínicos, séries de casos, teses e dissertações. Inicialmente foram encontrados 213 artigos, após a remoção das duplicatas, leitura dos títulos e resumos e análise completa dos textos, dez artigos foram incluídos nesta revisão. A análise dos estudos mostrou boas evidências da biocompatibilidade do ozônio com células epiteliais orais humanas, fibroblastos gengivais e células periodontais, além de algumas evidências da sua eficácia na remoção dos microrganismos da cavidade oral e de próteses, e da sua utilização benéfica na odontologia restauradora, implantodontia, cirurgia oral e endodontia. Diante disso, embora estudos laboratoriais sugiram um potencial promissor do ozônio na odontologia, ensaios clínicos randomizados com métodos extremamente padronizados, são fundamentais para avaliar o possível uso do ozônio como uma modalidade de tratamento em odontologia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017