Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) constitui uma estratégia preconizada pelas políticas públicas em alimentação e nutrição, sendo considerado um importante instrumento para promoção de hábitos alimentares saudáveis. A escola é espaço de promoção da saúde, pois possui papel de destaque na formação do adolescente, estimulando a autonomia, o exercício dos direitos e deveres, bem como no estímulo de comportamentos e atitudes considerados como saudáveis. Nesse contexto, o profissional de saúde deve atuar como facilitador, utilizando várias estratégias de ensino, contribuindo para a melhoria da alimentação de adolescentes, por meio de conhecimentos e habilidades sobre promoção da alimentação saudável, procurando incorporá-los ao seu fazer pedagógico. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na educação em saúde sobre alimentação saudável para adolescentes em uma escola pública. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicas de enfermagem do 5º semestre em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. A experiência se deu pela vivência prática durante a disciplina de Processo de Cuidar em Saúde do Adolescente. Ocorreram duas visitas a uma escola pública da Regional I, em maio de 2018, com alunos do 8º ano do ensino fundamental com faixa etária entre 14 e 17 anos de ambos os sexos. Resultados e Discussão: No primeiro momento consistiu na realização de uma entrevista sobre dados sociofamiliares e de saúde e escolha de um tema pouco abordado na escola, como alimentação saudável. O segundo momento foi realizado a atividade de educação em saúde com 19 estudantes e ofertado um delicioso lanche saudável. Durante a atividade educativa foi possível observar que os adolescentes não adotam uma alimentação saudável e esse fato se dá tanto pela baixa condição socioeconômica que apresentam, quanto pela não adesão a hábitos saudáveis. Vale destacar a importância das ações educativas construindo conhecimento junto a eles e a relevância da parceria entre Atenção Primária de Saúde (APS) e da Escola fortalecida pelo cenário dessa experiência. Conclusão: A realização de práticas educativas em saúde com adolescentes proporcionou as acadêmicas de Enfermagem novos métodos de agir na atenção primária, além de favorecer o processo de empoderamento dos atores em busca da promoção da saúde e levá-los a momentos de reflexão sobre a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017