A dança representa desde as civilizações remotas, processo de comunicação, a qual, o permite expressar sentimentos e emoções, retratando aspectos da sua corporeidade, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem e que os possibilita interagir com o outro e o meio, agregando desenvolvimento social, afetivo e motor. Deste modo a presente pesquisa tem como objetivo, identificar a percepção do acadêmico de Educação Física sobre o festival de dança é sua relação na formação profissional. Conduzido a partir de uma pesquisa de campo, descritiva de modo transversal com a abordagem qualitativa, para tal, foi utilizado um questionário semiestruturado. Foram entrevistados 55 alunos regularmente matriculados no curso de Educação Física de uma Faculdade privada de Fortaleza-Ceará. Os resultados indicaram que no início da disciplina de dança, 64% apresentavam conhecimento básico, 15% nenhum, 22% intermediário, entretanto, após a disciplina, 18% obtiveram conhecimento básico, 73% intermediário e 9% avançado.Nível de dificuldade na disciplina, 31% avaliaram como fácil, 45% médio, 15% difícil e 9% extremamente difícil..Os desafios na construção do festival, 53% trabalho em equipe, 44% montar coreografia, 4% organização do figurino e música.Para 98% houve contribuições do festival de dança para formação profissional e apenas 2% desconsidera essa contribuição. Conclui-se que com assimilação das temáticas foi possível obter uma melhor percepção e aproveitamento para a aplicação dos conteúdos teóricos e práticos na construção do Festival e mostrando a sua relevância para o acadêmico. Assim, pondera-se a hipótese que entendendo melhor os conceitos da cultura corporal, o acadêmico sentira-se mais seguro em intervir no processo educacional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017