Festival de dança e sua relação na formação do acadêmico de Educação Física

  • Autor
  • Paulo Ilário
  • Co-autores
  • Leila Maria Pereira do Nascimento , Thais Freire Vasconcelos , Isabela Moura Nantes , Luis Torres Raposo Neto , Roberta Oliveira da Costa
  • Resumo
  •  

    A dança representa desde as civilizações remotas, processo de comunicação, a qual, o permite expressar sentimentos e emoções, retratando aspectos da sua corporeidade, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem e que os possibilita interagir com o outro e o meio, agregando desenvolvimento social, afetivo e motor. Deste modo a presente pesquisa tem como objetivo, identificar a percepção do acadêmico de Educação Física sobre o festival de dança é sua relação na formação profissional. Conduzido a partir de uma pesquisa de campo, descritiva de modo transversal com a abordagem qualitativa, para tal, foi utilizado um questionário semiestruturado. Foram entrevistados 55 alunos regularmente matriculados no curso de Educação Física de uma Faculdade privada de Fortaleza-Ceará. Os resultados indicaram que no início da disciplina de dança, 64% apresentavam conhecimento básico, 15% nenhum, 22% intermediário, entretanto, após a disciplina, 18% obtiveram conhecimento básico, 73% intermediário e 9% avançado.Nível de dificuldade na disciplina, 31% avaliaram como fácil, 45% médio, 15% difícil e 9% extremamente difícil..Os desafios na construção do festival, 53% trabalho em equipe, 44% montar coreografia, 4% organização do figurino e música.Para 98% houve contribuições do festival de dança para formação profissional e apenas 2% desconsidera essa contribuição. Conclui-se que com assimilação das temáticas foi possível obter uma melhor percepção e aproveitamento para a aplicação dos conteúdos teóricos e práticos na construção do Festival e mostrando a sua relevância para o acadêmico. Assim, pondera-se a hipótese que entendendo melhor os conceitos da cultura corporal, o acadêmico sentira-se mais seguro em intervir no processo educacional.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Física. Festival. Dança. Acadêmico
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Científica

 

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Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017