As ferramentas de metodologias ativas são alternativas que vêm se tornando mais frequente durante o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, com o objetivo de estabelecer estratégias eficazes e contribuindo na construção de conhecimento dos docentes. Mediante isto, o uso de Podcasts são alternativas eficazes durante o processo de construção do conhecimento acerca da promoção e contribuição na atuação dos docentes durante as monitorias da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II. Desta forma, o presente estudo objetiva descrever a experiência da utilização do podcast como ferramenta de ensino nas monitorias da disciplina de enfermagem em saúde coletiva II. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma instituição privada de ensino superior, localizada em Fortaleza-Ceará no período de março a setembro de 2018, durante as monitorias da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II. Para a elaboração, foram utilizados como ferramentas o aplicativo Whats App e o Instagram, através de áudios e vídeos. Para a adesão, os discentes precisaram ser instigados ao uso como veículo de ensino através de chamada pelas próprias ferramentas Whats App e Instagram. A utilização foi aderida de forma exitosa, por facilitar o acesso as informações de maneira clara, tratando-se de um aplicativo que permite uma linguagem acessível e ilustrativa. O Podcast é extremamente importante, mas não pode substituir as monitorias presenciais, visto que este é o campo mais fértil de aprendizagem. Para isso, deve sempre associar métodos tradicionais e a tecnologia e ter como consequência sucesso no rendimento acadêmico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017