Ao se tratar de saúde mental e sofrimento psíquico é possível pensar na atuação e integração dos sistemas de saúde e judiciário, no intuito de amenizar os efeitos nos indivíduos que convivem no território prisional. Tendo em vista, a urgência de elaboração de estratégias que contemplem os trabalhadores e os encarcerados, que vivem nesse território permeado de conflitos, regras e punições, o presente trabalho objetiva analisar as estratégias de promoção de saúde mental no sistema prisional. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura do tipo integrativa, nas bases eletrônicas SCIELO e BVS, utilizando os descritores: saúde mental, sistema prisional, encarceramento and estratégias. A análise de dados resultou em 12 (doze) artigos e os mesmos foram divididos em três categorias: 1. Transtorno mental e de comportamento, 2. Produção de discursos e 3. Estratégias de enfrentamento. Todas essas categorias englobam os trabalhadores penitenciários e os encarcerados. O cuidado com a saúde mental passa despercebido nas prisões, adoecendo tanto os trabalhadores, quanto os encarcerados. Dessa forma, criar espaços e estratégias para amenizar os impactos do trabalho e as relações extramuros é essencial. Tal análise contribui para uma desconstrução dos discursos estigmatizantes que são colocados sob os indivíduos encarcerados e os profissionais ao seu redor.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017