Introdução: Segundo o manual técnico Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde (2012) o Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica, caracterizada por hiperglicemia. Dentre dos tipos de DM, destaca-se e como foco desse estudo o Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), que pode ser classificado como diabetes gestacional e diabetes pré-gestacional, sendo essa situação um marcador de risco para o desenvolvimento do DM tipo 2, da síndrome metabólica e das doenças cardiovasculares. Devido a esse adoecimento, os índices indicam elevada morbimortalidade perinatal, especialmente macrossomia fetal e malformações fetais. Reconhecendo a gravidade dessa situação e a importância da educação em saúde para prevenir esse desfecho, nesse estudo, objetivou-se: Relatar as atividades de educação em saúde sobre diabetes mellitus gestacional em um hospital terciário de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre educação em saúde a gestante com Diabetes Mellitus e acompanhantes. A pesquisa foi realizada por duas alunas matriculadas no Internato da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) em um hospital terciário de Fortaleza-Ceará-Brasil, no mês de agosto e setembro de 2018. Por se tratar de um relato de experiência de uma atividade educativa, não foi necessário enviar para o Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados e discussões: As atividades de educação em saúde tiveram como foco principal as orientações e esclarecimentos sobre a doença, e ocorreram por meio de diálogo interativo com as participantes na sala de espera do hospital terciário de Fortaleza. Na ocasião houve trocas de saberes sobre o assunto enfatizando a importância do uso de medicamentos, controle glicêmico, alimentação e possíveis complicações. No início da orientação os autores quiseram sabre o conhecimento prévio das pacientes a respeito do assunto. Observou-se interesse e curiosidade sobre o assunto e envolvimento ao expor aspectos sobre a gestação. Após a explicação, percebeu-se que apesar das pacientes apresentarem acompanhamentos do pré-natal e estarem no terceiro trimestre de gestação, as mesmas apresentam dúvidas sobre possíveis efeitos adversos para o binômio mãe-filho. A desinformação gera anseios e medos, por isso a importância de orientar, controlar e monitorar as gestantes, melhorando o prognóstico destas pacientes e prevenindo possíveis complicações. Considerações finais: Portanto, sabe-se o quanto a educação em saúde e o acompanhamento do pré-natal são relevantes para orientar, prevenir, rastrear e diagnosticar a patologia. Atividades estas desenvolvidas pelo enfermeiro, pois são de grande relevância para promoção e prevenção a saúde. É importante salientar que é necessário incluir a gestante para que ela seja participante no processo de cuidado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017