INTRODUCAO: A oligoidramnia consiste na diminuição do liquido amniótico. Existem achados clínicos que indicam a diminuição desse líquido, como útero pequeno para a idade gestacional, ausência obvia de liquido amniótico, aconchegamento exagerado das pequenas partes fetais; no entanto, para confirmação do diagnóstico é realizada ultrassonografia que mostra maior bolsão de liquido amniótico <2 cm no seu diâmetro vertical. A partir da definição do diagnóstico, o enfermeiro deve realizar uma assistência adequada a esse paciente a partir da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). OBJETIVOS: Relatar a experiência de aplicar a SAE a uma paciente com diagnostico de oligodrâmnio. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante as atividades prática da disciplina saúde da mulher, do curso de enfermagem. O estudo foi realizado em um hospital de nível terciário, no município de Fortaleza-CE, no mês de outubro de 2017. A coleta de dados foi realizada a partir da anamnese, exame físico e avaliação de exames complementares da paciente. Os aspectos éticos foram respeitados. RESULTADO E DISCUSSÕES: Gestante 25 anos G2P1A0 compareceu a unidade com US evidenciando oligramanio, e altura uterina pequena para a idade gestacional. No mesmo dia foi internada para dar inicio ao tratamento. Em virtude da fisiopatologia da doença, o diagnostico de enfermagem elaborado foi: risco para infecção, relacionado à fisiopatologia da doença. A partir deste diagnóstico foi elaborado o plano de cuidados e implementado, sendo realizadas as seguintes orientações: aumentar a ingesta hídrica, verificar sinais de infecção, verificar a frequência dos movimentos fetais diariamente, estar aleta para possíveis perdas de liquido, devendo analisar aspecto, coloração e quantidade caso esse episódio aconteça. CONCLUSOES: Diante disso, é de suma importaria que os enfermeiros se apoderem dos conhecimentos obtidos a partir da SAE para o atendimento a pacientes com oligodrâmnio, e assim oferecer uma assistência eficaz e alcançar os resultados esperados a partir da aplicação do processo de enfermagem.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017