O tratamento para os tumores de cabeça e pescoço tem finalidade curativa e/ou paliativa e incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia, de forma isolada ou associação entre elas. Dentre os tipos de tratamento, a radioterapia em região de cabeça e pescoço causa vários efeitos adversos, podendo ser agudos ou tardios, e são resultantes da interação da radiação ionizante sobre os tecidos. Os principais efeitos agudos descritos são mucosite oral, disfagia, disgeusia, xerostomia e candidose. Para os efeitos tardios, destacam-se trismo, xerostomia e a osteorradionecrose. O objetivo desse trabalho é descrever a evolução nos tratamentos de controle dos efeitos adversos causados pelo tratamento antineoplásico. Para tratar mucosite oral, podemos citar estudos desenvolvidos sobre laser de baixa potência ou fotobiomodulação e agentes paliativos. Para tratar xerostomia, têm sido estudados aparelhos mais modernos como radioterapia 3D ou de Intensidade Modulada do Feixe (IMRT) ou uso do betanecol. Do mesmo modo, as pesquisas aprimoraram o tratamento para osteorradionecrose, desde o uso da câmara hiperbárica à utilização da pentoxifilina. Foram selecionados 17 artigos publicados nas bases de dados Scielo, Pubmed e Bireme. Entre os anos de 2004 a 2017. Entretanto, apesar da evolução nos tratamentos, as medidas preventivas continuam sendo a melhor maneira de tratar. É conveniente o acompanhamento odontológico sistemático, junto com medidas profiláticas convencionais agregando novos métodos que já demonstram resultados satisfatórios.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017