INTRODUÇÃO: O transtorno do pânico pode iniciar a partir de momentos de ansiedade vivenciados pelo indivíduo, onde o mesmo associa o momento a algo ameaçador, o corpo reage a essa situação de estresse produzindo sintomas semelhantes ao que se sente em situação de perigo. Existe tratamento farmacológico de diferentes classes e ótimos resultados para o transtorno do pânico. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada acerca do aprazamento de enfermagem na identificação das interações medicamentosas dos fármacos utilizados no tratamento do transtorno do pânico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, realizado em um CAPS Geral na cidade de Fortaleza-Ce em junho de 2017 e avalia o aprazamento de enfermagem evitando interações medicamentosas de fármacos prescritos a um paciente com diagnótico de trantorno de pânico e ansiedade. RESULTADOS E DISCURSSÃO: Paciente de 41 anos, sexo masculino, 1,51 de altura, natural de Fortaleza (CE), solteiro, sem filhos, negando etilismo, tabagismo e uso de outras drogas, anêmico e hipertenso, deu entrada em um CAPS Geral de Fortaleza/CE com queixa de medo excessivo e alucinações visuais e auditivas. Apresentava dispneia, taquicardia, sudorese, tremores, parestesia em membros superiores e relatava sensação de morte eminente. Durante a consulta de enfermagem foi observado que o mesmo fazia uso de múltiplos fármacos que apresentavam interações medicamentosas que causam aumento da toxicidade e aumento da concentração de serotonina, potencializando os efeitos sofridos e podendo vir a causar um grande maleficio na vida do paciente. Diante do exposto foi possível observar que o aprazamento errôneo dos fármacos ocasionou piora no quadro clínico do paciente. CONCLUSÃO: Conclui-se que o processo de aprazamento e administração medicamentosa é complexo, apresentando riscos constantes aos pacientes que fazem uso de múltiplos fármacos. O conhecimento dos efeitos causados devido ao erro de aprazamento pelos profissionais de saúde evitaria o aparecimento de consequências, como toxicidade, diminuição da eficácia terapêutica e aumento de efeitos colaterais. Desse modo a experiência proporcionou um vasto conhecimento acerca da importância do correto aprazamento e que este deve ser sempre verificado durante as consultas de enfermagem proporcionando, um cuidado de enfermagem mais holistico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017