Hediondamente, percebe-se nas aulas de Educação Física para o ensino médio, alunos que apreciam e sentem-se motivados a participarem e os que desapreciam e não se sentem motivados a participar. Deste modo a presente pesquisa teve como objetivo identificar aspectos motivadores e desmotivadores em participar das aulas de Educação Física Escolar, na percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública do Município de Pacatuba - CE. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva do tipo transversal de natureza quantitativo. Para tal foi realizado um estudo com aplicação de questionário semiestruturado contendo 2 questões de natureza objetiva e como amostra da pesquisa tivemos 44 alunos. Resultados da pesquisa mostram o que mais gera motivação para o aluno durante as aulas, estão a variação de aulas e o fato de gostarem de praticar atividade física. Dentre os aspectos desmotivadores citados, estão a falta de estrutura e materiais adequados e aulas repetitivas e sem graça. Conclui-se então que os profissionais de educação atuantes na profissão são os principais responsáveis pelo assunto proposto e que estes devem buscar mecanismos para o aumento dos aspectos motivadores e que objetivem a diminuição da desmotivação na participação das aulas de Educação Física.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017