Justificativa: Comparados aos adultos, nos RNs existem importantes diferenças quanto à absorção, distribuição, metabolismo e eliminação dos medicamento. Um dos principais problemas relacionados à farmacoterapia neonatal é que nestes pacientes os órgãos responsáveis pela metabolização e excreção de medicamentos ainda estão imaturos. Este fato torna o uso de medicamentos nessa população perigoso, sendo necessário a análise minuciosa e o acompanhamento da farmacoterapia. Objetivo: Descrever as Recomendações Farmacêuticas (RF) realizadas durante a monitorização dos pacientes neonatos de uma maternidade de Fortaleza, classificando-as e analisando-as quanto ao impacto, principais classes medicamentosas e profissionais envolvidos, forma de contato e aceitação. Metodologia: Foram analisadas as Fichas de Recomendações Farmacêuticas referentes ao período de Janeiro a Junho de 2018, sendo as recomendações descritas e classificadas de acordo com a classificação proposta por Overhage et al adaptada ao estudo. Resultados: Foram analisadas 340 RF, as quais obtiveram 80% de aceitação pela equipe multiprofissional contatada. As RF realizadas estavam relacionadas principalmente ao Ajuste de dose (37,4%), Intervalo (14,7%) e Concentração padrão (13,2%). A maioria delas foram feitas pessoalmente (47,2%) e os principais profissionais envolvidos foram médicos (71,5%). Dentre os medicamentos, 61,3% das RF estavam relacionados ao uso de anti-infecciosos de uso sistêmico. As recomendações foram também classificadas em: Extremamente significantes (16,8%), Muito significantes (21,5%), Significantes (21,5%), Pouco significantes (30,9%), e Insignificantes (9,4%). Conclusão: A inclusão do profissional farmacêutico na equipe de terapia intensiva neonatal evidenciou sua capacidade de identificação, resolução e prevenção de inconformidades relacionados ao uso de medicamentos, contribuindo para a obtenção de uma farmacoterapia eficaz.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017