A malformação congênita é definida como toda anomalia funcional, estrutural ou metabólica, trazendo prejuízo físico e ou mental ao individuo e isso ocorre no período embrionário. A causa da maioria das malformações é desconhecida, todavia umas delas é a teratogenia medicamentosa. Objetivo: É relatar o papel do enfermeiro frente a mal formações congênitas causadas por teratogênismo medicamentoso. Metodologia: Trata- se de um estudo descritivo de abordagem qualitativo, realizado na disciplina de genética no mês de abril de 20l8, a base de dados utilizado foi o portal bvs (Biblioteca virtual em saúde), os descritores utilizados: mal formação genética, interação medicamentosa, enfermagem. Os critérios de inclusão foram artigos com a temática abordada e exclusão os que não foram pertinentes ao assunto. Resultados Discussões: Podemos constatar essa mal formação através de medicamentos, conforme ocorreu com a droga maldita, a talidomida e a sua repercussões para o feto, então nos deparamos é que realmente se sabe pouco sobre os efeitos dos medicamentos no feto humano, logicamente devido à impossibilidade da realização de testes em humanos. O papel do enfermeiro é desafiador frente ao seu papel de orientar a gestante em relação ao teratogênismo medicamentoso e suas complicações. Conclusão: O papel do enfermeiro é fundamental para fortalecer o vinculo do binômio, devendo estar atento aos fatores de risco, uso de medicações teratogênicas, de forma a prevenir o fracasso do estabelecimento do vínculo mãe-bebê.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017