INTRODUÇÃO: A terapia medicamentosa é de fundamental importância no tratamento de doenças crônicas. Mesmo sabendo que a adesão ao tratamento ajuda na melhoria da sua condição, muitos pacientes têm dificuldades em seguir o plano terapêutico. A complexidade dos esquemas medicamentosos, juntamente com a falta de entendimento, esquecimento, diminuição da acuidade visual e destreza manual que ocorre no idoso, contribui para que haja uma grande quantidade de erros na administração dos medicamentos, além disso, existem idosos analfabetos que possuem uma dificuldade mais acentuada no manejo de suas medicações. Nesse contexto, a promoção da saúde e a prevenção de agravos, são muito importantes. As tecnologias educativas são algumas estratégias elaboradas para melhorar a adesão medicamentosa em prol da melhoria do estado de saúde, e consequentemente, melhoraria da qualidade de vida dos pacientes. É comum para os profissionais da área da saúde receber relatos relacionados ao esquecimento de horário do medicamento, principalmente em pacientes com doenças crônicas e que possuem uma variedade maior de medicamentos possuindo assim necessidade de utilizar os mesmos constantemente, pensando nisso algumas tecnologias educativas podem trazer benefícios à vida desses pacientes. OBJETIVO: Relatar a experiência da aplicação de uma tecnologia educativa para a adesão medicamentosa. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado durante o estágio da disciplina de saúde coletiva II, em uma unidade básica de saúde localizada na periferia de Fortaleza, através de um grupo HiperDia (Diabéticos e Hipertensos) onde foi distribuída uma tecnologia educativa em forma de adesivo que tinha como intuito fazer com que os pacientes lembrassem-se dos nomes das medicações e dos seus respectivos horários. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram distribuídos adesivos lúdicos para os pacientes, que tinham o intuito de facilitar a visualização dos horários das medicações. Adesivos esses, que poderiam ser colocados em locais de fácil visualização no dia a dia, dessa forma haveria estimulo da memória e evitaria o esquecimento. Estes eram compostos de horários para medicamentos, nome dos medicamentos, quantidades que deveriam ser ingerida e figuras para diferenciar o dia, à tarde e a noite, facilitando assim o entendimento para aqueles que não sabiam ler. Como acadêmicos, percebemos que foi de extrema importância criar uma tecnologia, e ver a sua aceitação. Foi possível colocar em prática o que se é muito falado em sala de aula, sobre criar tecnologias para seus clientes, facilitando à terapêutica. CONCLUSÃO: Conclui-se que é de suma importância que a terapia medicamentosa seja adotada de forma correta pelos pacientes, e que a equipe de saúde procure sempre entender se o uso está adequado e se aquele paciente está conseguindo uma terapêutica de acordo com suas necessidades e de acordo com o que foi prescrito pelos profissionais. É interessante para os pacientes que essas tecnologias sempre estejam presentes, pois é uma forma de eles ficarem atentos e para que percebam uma atenção por parte dos profissionais para com eles.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017