A paralisia cerebral (PC)é um grupo de sintomas caracterizado por uma dificuldade no controle da postura e do movimento, causados por alguma anomalia ou lesão cerebral entre o estágio fetal e os dois anos de idade. A atividade física é atualmente reconhecida como um importante fator promotor de saúde, os benefícios dessa pratica têm sido identificados no treinamento de força aos indivíduos com paralisia cerebral. Presente pesquisa tem como objetivo investigar o treinamento resistido na habilitação da prática da musculação, identificando seus possíveis benefícios. O estudo foi conduzido a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como amostra um participante do sexo masculino de 20 anos. . Para a coleta de dados, foram realizadas intervenções por meio da musculação, com a construção de um diário de campo e logo em seguida, de uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram uma significativa melhora na vida no participante. Podemos concluir com essa pesquisa que dependendo do tipo de paralisia cerebral, com acompanhamento médico e a condução de um profissional de Educação Física, o treinamento resistido é de fato eficiente para o tratamento, podendo oportunizar ao indivíduo a capacidade de execução de diversos movimentos inerentes ao esporte e consequentemente trazendo benefícios a sua qualidade de vida.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017