Construção da atividade lúdica “dominato” como metodologia ativa para o ensino em Anatomia Humana: Um relato de experiência.

  • Autor
  • Francisco Anderson Martins Viana
  • Co-autores
  • Kathelley Silva dos Santos , Isabela Araujo Bezerra , Isabely Custódio Lima , Girlania Bastos Gomes , Francisco Herculano Campos Neto
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: Atualmente a transmissão de conhecimentos através dos métodos tradicionais de ensino está se tornando cada vez mais insuficiente, haja vista a crescente e variável oferta de informações aos alunos diariamente. Esse constante movimento de novas informações leva o sistema de ensino a sentir a necessidade de mudança e adequação às novas perspectivas e demandas educacionais, contando com metodologias ativas que auxiliam e acompanham o desenvolvimento e o alcance de metas, através da inserção do discente como protagonista do seu processo de aprendizagem. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos Iniciantes científicos na construção de uma atividade lúdica como metodologia ativa complementar ao ensino, chamada “dominato”. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência da confecção de uma metodologia ativa elaborada por estudantes membros da Iniciação científica (IC) de Anatomia Humana da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) no período de junho a setembro de 2018. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O dominó conta com 28 peças montadas de forma a proporcionar um encaixe de estruturas ósseas para a formação de articulações durante as jogadas, serão divididos grupos de quatro a seis pessoas, onde cada jogador, a partir de sua jogada, terá que dizer qual tipo de articulação está sendo formada e sua classificação. Toda a partida será analisada e pontuada por um fiscal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta metodologia é de extrema valia para a fixação do conteúdo trabalhado em sala e contribui para a capacidade de trabalho em equipe e raciocínio crítico por parte dos discentes.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino, Materiais de Ensino, Educação em Enfermagem, Anatomia.
  • Área Temática
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Científica

 

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Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017