O botulismo alimentar é uma doença grave que provém de uma ação forte de uma neurotoxina de origem proteica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Geralmente encontrados em produtos de origem animal, essa toxina também pode desenvolver outros tipos de doenças, como botulismo por feridas, colonização intestinal, em adultos e botulismo infantil. No botulismo alimentar é causado pela ingestão da toxina já existente em alimentos maus conservados enquanto que, nos outros três tipos, a enfermidade ocorre pela infecção, multiplicação e produção de toxinas por microrganismos clostridiais em feridas ou no trato gastrointestinal. É uma doença grave, de emergência médica, que é considerada também emergência pública.
Clostridium botulinum é um bacilo gram positivo, desenvolvido em meio anaeróbio que acaba produzindo esporos que são encontrados em solos, legumes, frutas, verduras, sedimentos aquáticos e fezes humanas. Também pode ser encontrado nas fezes de bovinos e aves. Os esporos dessa bactéria são bem resistentes, podendo sobreviver até mais de 30 anos em meio liquido, e muito mais tempo em estado seco. Podem tolerar temperaturas de até 100ºC por hora.
Existem atualmente sete tipos de Clostridium botulinum, especificados de A à G, que são diferenciados por suas características antigênicas das neurotoxinas que produzem. Também existem sete neurotoxinas sorológicas diferentes para cada tipo da bactéria e que são de extremo poder no tratamento das doenças.
O objetivo desse trabalho é mostrar como se desenvolve a bactéria Clostridium botulinum, par
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017