Introdução - Os hábitos alimentares são formados desde a infância. É na fase pré-escolar que são consideradas formadores de opiniões, portanto o papel das instituições de ensino é propor estratégias reflexivas, lúdicas e sensoriais ao promover educação nutricional. Objetivo –Incentivar o consumo de frutas através de uma ação educativa para crianças de forma lúdica e dinâmica. Métodos – Foi apresentado uma peça teatral sobre as frutas, onde os personagens principais eram as frutas mais populares. Na qual cada uma apresentava-se falando suas características e qualidades, aplicada a cerca de 60 crianças que faziam parte do Infantil III ao Infantil V de uma creche pública da cidade de Fortaleza no Ceará, levando-os a refletir sobre os benefícios do consumo de frutas. De forma lúdica e dinâmica pedimos a participação de 4 crianças para fazerem parte do momento da peça, em que eles mostravam aos outros colegas os alimentos industrializados mais comuns entre eles e que deveriam ser evitados. Para ilustração foram utilizados materiais como, aventais com os desenhos das frutas feitas em EVA. Discussão - Após o teatro desenvolvido, foram realizadas perguntas aos alunos de forma que pudéssemos perceber o interesse e o conhecimento deles. As respostas foram produtivas e positivas, demonstraram concentração e participação, relataram suas frutas preferidas e seus conhecimentos sobre elas. Conclusão – A educação nutricional através de atividades lúdicas é uma das melhores estratégias para despertar a curiosidade e o interesse das crianças, reforçando-as a importância do consumo de alimentos saudáveis para criar novos hábitos alimentares.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017