Na monitoria o aluno busca auxílio no esclarecimento de possíveis dúvidas, reforço dos conteúdos vistos em sala e ter apoio em seu aprendizado de forma mais objetiva e singular. Entretanto, tais alunos ao chegarem à monitoria encontram um monitor que além da inexperiência encontra-se sobrecarregado com suas próprias responsabilidades, fazendo com que esses encontros não sejam suficientemente proveitosos. Diante disso, tornou-se pertinente a busca de um método mais eficaz de ministrá-las. O trabalho tem o objetivo de relatar a vivência da utilização da teoria da Aprendizagem Significativa na monitoria da disciplina de Fisiologia Humana com alunos do curso de bacharelado em Enfermagem, visando obter uma aprendizagem não mecanizada e relevante para o aluno. Nesse aspecto, a teoria surge sendo capaz de proporcionar uma melhor retenção do aprendizado. Para isso, foram realizadas monitorias embasadas nessa abordagem pedagógica, utilizando-se da diferenciação progressiva e da elaboração de mapas conceituais. A aplicação dessa abordagem evidenciou através da fala dos alunos e do mapa conceitual elaborado pelos mesmos, a eficiência e importância de sua utilização, gerando a perspectiva de aprendizagem significativa, melhores resultados acadêmicos e futuros profissionais competentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017