A abordagem preventiva na identificação dos fatores de risco cardiovascular tradicionais modificáveis no público feminino torna-se fundamental para instituição de medidas promotoras da saúde com vistas a alterações no perfil de risco adverso para o adoecimento cardiovascular. Para este fim, as tecnologias cuidativo-educacionais se fazem essenciais para uma abordagem menos tecnicista, promovendo, além das habilidades cognitivas, o enfoque de aspectos afetivos e psicomotores do cuidado cardiovascular. Neste sentido, este estudo buscou descrever as fases iniciais de produção de tecnologias de cuidado cardiovascular, tendo como fundamento a análise do perfil de risco cardiovascular de pacientes atendidas em um Ambulatório de Risco Cardiovascular da Mulher na Clínica Integrada de Saúde - FAMETRO. Considerando um perfil adverso quanto à prática de atividade física (65,1%) e baixo consumo alimentar de peixes (1,4±1,3 porções/semana), vegetais (3,9±2,7 porções/semana) e frutas (3,7±3,1 porções/semana), duas tecnologias foram desenvolvidas para atendimento das necessidades de orientação deste público. Trata-se de um estudo metodológico cujos produtos são tecnologias do cuidado cardiovascular com enfoque na prática de atividade física e alimentação saudável, facilitando o processo de ensino aprendizagem e conscientizando as mulheres sobre as transformações que as mudanças de hábitos trarão para as suas vidas, diminuindo drasticamente o risco de adoecimento cardiovascular.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017