A territorialização é um dos pressupostos básico para a organização dos processos de trabalho das equipes da Atenção Primaria a Saúde. O estabelecimento de uma base territorial permite a caracterização da população e de seus problemas que envolvem saúde, habitação, educação, e estabelece a criação de vínculos entre os serviços de saúde e a população adscrita. O Objetivo desse trabalho foi conhecer as áreas de cobertura do Posto de saúde Gutemberg Braun, localizado no Bairro Vila Peri, na cidade de Fortaleza- CE. O presente estudo é caracterizado como relato de experiência de acadêmicos em nutrição da Faculdade Metropolitana da grande Fortaleza – FAMETRO, sendo esta uma atividade do Estágio Curricular Supervisionado. Foram realizadas visitas em escolas e supermercados próximos que fazem parte do território e, através de entrevistas com funcionários da própria Unidade foram coletados os dados para levantamento de informações e relatos de experiências com reflexões a respeito das áreas do bairro. O período de coleta se deu entre o mês de agosto e inicio de setembro de 2018. A partir dos dados coletados obteve-se como resultado que as maiores procuras de atendimento são por hipertensos e diabéticos, não tendo assistência completa para pacientes que necessitam de suporte em saúde mental. Conclui-se que são necessários recursos, profissionais especializados e capacitação dos mesmos, visando garantir a integralidade no atendimento dos usuários da unidade. Sugere-se que sejam elaborados novos planos de ações na qual sejam promovidas capacitações aos profissionais da rede de saúde e apoio dos órgãos competentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017