Introdução:
A rubéola é transmitida por um vírus, que pertence ao genêro Rubivírus, sendo da família Togaviridae. É uma doença exantemática aguda, com curso benigno, porém tem maior relevância quando acometem mulheres nos períodos da gestação, ocorrendo a Síndrome da Rubéola Congênita, caracterizada pelo acontecimento de abortos, natimortos, surdez e cardiopatias congênitas. Sua transmissão se dá principalmente pelo contato com secreções nasofaríngeas de forma direta, mas também pela presença de gotículas em secreções pelo contato indireto, em objetos contaminados com secreções de infectados.
Essa enfermidade se trata de uma doença que acarreta diversos custos sociais, em prol das mortes e o acompanhamento dos casos. Para realizar essa comunicação com pacientes que necessitem de instruções, principalmente sobre como descobrir que está com a doença, foi realizada a confecção de uma HQ, sendo o tema principal os diagnósticos laboratoriais necessários para essa doença, levando ao público, essa informação.
Objetivo:
A objetivação do trabalho foi principalmente a confecção de um material auxiliador na intenção de realizar a educação de pessoas, principalmente gestantes, sobre os riscos da doença, a importância da vacinação, como descobrir que está infectado e como evitar que isso ocorra. Clinicamente, a doença é caracterizada principalmente por exantema máculo-papular e puntiforme difuso, que se inicia na face e se espalha ao couro cabeludo e pescoço. O diagnóstico laboratorial consiste principalmente na detecção de anticorpos específicos no soro de IgM e IgG.
Metodologia:
O trabalho foi realizado como um relato de experiência realizado pelos alunos do curso de farmácia do nono semestre, da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). A atividade foi realizada na Atividade Prática Supervisionada (APS), que alinha o conteúdo teórico na prática, proporcionando maior conhecimento para os acadêmicos.
A história em quadrinhos foi realizada no site (www.pixton.com.br) que proporciona os cenários e os personagens e à partir disso, foi se montando uma história em que , em uma farmácia comunitária, a farmacêutica Elena, faz uma palestra para gestante sobre a importância do acompanhamento pré-natal e também sobre como é importante se prevenir da rubéola. Este trabalho foi realizado em prol das disciplinas de Imunologia Clínica, Parasitologia Clínica.
Resultados:
A história em quadrinhos se mostra um método lúdico e interativo, de garantir, que o paciente se sinta instruído e tire suas dúvidas, além de que sempre que desejar relembrar algo, poderá ter algo físico para isso, proporcionando maior profundidade na informação repassada. Na história a farmacêutica Elena tenta explicar de forma clara ao público como acontece a mensuração dos anticorpos específicos IgG e IgM para compreender os padrões da infecção e também como evitar a doença.
Esse tipo de interação entre o profissional da saúde e os o que o procuram, repassa confiança e proporciona fidelidade também, além de ser uma ferramenta a somar para evitar acontecimentos indesejados, principalmente na gravidez, como é o caso da rubéola.
Conclusão:
A rubéola tem como hospedeiro, o organismo humano e se trata de um vírus que é mais preocupante devido a ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), dessa forma, medidas com o intuito de aumentar a prevenção, principalmente no público de mulheres grávidas, se faz necessário. Conclui-se que a história em quadrinhos, seja eficaz e interativa para que se tenha conhecimento de todo o processo da doença, como evitar, como discernir e como procurar auxílio do profissional da saúde, assim proporcionando maior qualidade de vida para a população.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017