No Brasil a origem da Instituição de Longa Permanência, está ligada aos asilos e abrigos, direcionados para o público de mais idade. Para a Anvisa a ILPI é denominada por pessoas idosas a partir de 60 anos, sem suporte familiar e com necessidades especiais.
O envelhecimento cutâneo é um processo que se inicia desde o nascimento, é um processo natural do ser humano. Muitos idosos que existem na atualidade, foram pessoas que ajudaram o desenvolvimento do nosso país, trabalharam pesado, enfrentaram a política da época, lutaram pelos direitos que nós temos hoje, então muitos não tiveram acesso ao estudo. Safons (2007) enfatiza que essa geração não teve acesso a educação, as ciências da saúde e qualidade de vida. Não fizeram atividade física quando criança e nem se exercitaram quando adultos. Então além das perdas sociais, físicas e cognitivas do envelhecimento, esse processo está associado a outras perdas nos níveis antropométricos, neuromotores e metabólicos, capazes de comprometer seriamente o indivíduo na fase idosa. Com relação aos fatores psicológicos e sociais, a medida que a pessoa vai envelhecendo, vai perdendo papéis, funções sociais e cognitivas, assim afastando-se das suas atividades rotineiras e de seus semelhantes.O estudo tem como objetivo relatar a experiencia vivenciada durante as atividades de intevenção realizadas com os idosos da ILPI.
Pensando no tempo ocioso que as idosas passam no Lar de Amparo de Santa Terezinha, localizado na Rua Conselheiro Galvão 329, Bairro Parangaba, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estética da Fametro, pensou na possibilidade de proporcionar saúde e bem estar através da Massoterapia, pois é um recurso terapêutico, que tem como objetivo estimular a circulação sanguínea, reduzir edemas, estimular movimentos peristálticos, proporcionar relaxamento, aliviar as tensões físicas e emocionais, melhorar a qualidade do sono, evitar a irritabilidade, combater a ansiedade, reduzir a dor de cabeça, eliminar as toxinas do organismo, trazendo bem estar físico e psíquico para as idosas. A massagem aplicada com óleos essenciais associados à aromoterapia, trazendo um efetivo bem estar e sensação de conforto e tranquilidade. As técnicas de massagem que eram desenvolvidas nas idosas variavam de acordo com as suas necessidades. Iniciamos o processo com conversas informais em grupo, com o intuito de adquirir confiança das próprias idosas, em seguida explicamos a nossa pretensão. Através da partilha percebemos muitos problemas afetivos e sociais. Além da necessidade fisiológica, existia uma carência muito grande que poderia ir além da Massoterapia. As idosas precisavam de cuidados especiais, muito apoio, amor, carinho e atenção. Iniciamos os atendimentos com a massagem relaxante nos pés e nas mãos, e ao poucos fomos percebendo a necessidade de cada idosa. Os principais problemas fisiológicos que foram encontrados foram os edemas em membros inferiores, problemas de constipação intestinal, enxaqueca e dores musculares. Elegemos uma técnica a específica para cada problemática, Drenagem Linfática para edemas, Massagem intestinal para constipação, Massagem epicrânia para enxaqueca e Massagem relaxante com uma pressão mais firme para as dores musculares.
Ao perceber que a grande maioria das idosas sofriam de constipação intestinal, focamos nesse problema e começamos a trabalhar com alguns recursos Fitoterápicos para potencializar as massagens abdominais, os principais óleos essenciais utilizados foram: a Lavanda que oxigena os tecidos, relaxa a musculatura, tonifica e fortalece o trato respiratório e circulatório, a Camomila que fortalece o sistema digestivo, facilitando a eliminação de toxinas ou parasitas, é analgésica e antitérmica, o Limão Siciliano que atua sobre na microcirculação, melhorando a permeabilidade dos vasos capilares e aumentando a resistência, o Alecrim que contém propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, auxiliando na digestão dos alimentos, nos tratamentos de dores de cabeça, depressão e ansiedade e para um melhor deslizamento utilizamos o Óleo Vegetal de Semente de Uva, sendo ele um excelente condutor, hidratante para o corpo, com propriedades emolientes e umectantes, retendo água na pele, deixando um aspecto mais natural. Com o decorrer dos atendimentos feitos de forma semanal, pudemos observar a eficácia dos protocolos elaborados para elas. Com a utilização dos recursos que tínhamos disponíveis, como óleos essenciais, vegetais e as técnicas manuais vindas da massoterapia, obtivemos respostas muito positivas com relação à constipação relatada pelas idosas, a diminuição dos edemas de membros inferiores, a melhora na qualidade do sono, a ausência das dores de cabeça e alívio nas dores musculares, assim melhorando a qualidade de vida e bem estar.
Após rever alguns temas relacionados à pessoas idosas, percebemos a ausência do papel do Esteticista em uma ILPI, foi possível partindo desses temas iniciais, apresentar o papel do esteticista e de sua equipe de cuidados à pessoa idosa institucionalizada. Observamos a possível realização de um cuidado diferenciado em uma ILPI seguindo dos princípios do supervisionamento, formação e investigação, da Estética. Faz-se interessante que os administradores das ILPI contratem o esteticista em seus serviços, garantindo aos idosos residentes um cuidado diferenciado, deixando seus familiares tranqüilos e garantindo à equipe de Estética segurança nas ações desenvolvidas por esta equipe e oferecendo um serviço com competência.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017