As atividades humanas, principalmente nas cidades produzem grande quantidade de material particulado e poluentes na sua forma gasosa, promovendo mudanças no ambiente. Alguns dos poluentes mais perigosos para os habitantes das grandes metrópoles são o monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e o ozônio (O3), que apesar de benéfico à vida quando presente na estratosfera, torna-se um poluente quando formado junto ao solo, potencializado pelos gases poluentes liberados pelos veículos motorizados e ocorrência de inversões térmicas. O ozônio é um oxidante fotoquímico capaz de reagir com moléculas no ar e moléculas biológicas, causando danos à saúde do homem e de outros seres vivos e também na construção civil. Assim, buscou-se construir um procedimento de coleta das concentrações de ozônio no meio urbano. As concentrações do ozônio foram quantificadas mediante a exposição de amostradores passivos, confeccionados em laboratório, distribuídos em oito pontos nas adjacências das unidades da Fametro, num intervalo de sete dias. Com o resultado das concentrações de O3 foi possível observar que as mesmas estão dentro dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 003/1990 (BRASIL, 1990) e OMS. Outrossim, deve-se engrandecer campanhas que notabilizem o monitoramento da emissão de poluentes primários, de modo a minimizar a formação do ozônio na troposfera.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017