As formações acadêmicas dos profissionais de saúde têm passado por várias mudanças, isso é decorrente da evolução das políticas de saúde com ênfase na prevenção e na proteção, que torna o indivíduo, cada vez mais, ativo no cuidado do seu próprio bem-estar. A organização mundial de saúde (OMS) afirma que a saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, daí a necessidade de se aplicar princípios como a integralidade nos serviços e o conhecimento dos profissionais sobre a importância da multidisciplinalidade. Atualmente existem diferentes métodos de aprendizagem e o que as instituições de ensino buscam é formar profissionais bem capacitados. Para isso, o aluno deve tornar-se ativo na busca do seu próprio conhecimento, o que torna a sala de aula um ambiente suscetível à troca de experiências e à aprendizagem mútua, ao invés deste somente receber todas as informações de forma passiva. OBJETIVO: Revisar a literatura e discutir a cerca da efetividade da utilização de storytelling como metodologia de aprendizagem para a formação de profissionais de saúde e sua aplicabilidade na odontologia. Metodologia: Foram realizadas pesquisas de artigos científicos disponíveis nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando as palavras-chave: “Oral history”, “Public Health”, “dentistry”, dos últimos 10 anos, nos idiomas português e inglês . RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que essa metodologia de ensino é bastante efetiva, pois através de storytellings é possível aplicar aos casos clínicos, características importantes para o despertar da visão holística, como hábitos deletérios, contexto social, questões psicológicas. Isto é de grande valia para a odontologia, já que formaria profissionais ainda mais comprometidos com o completo bem-estar do paciente, e com a multidisciplinalidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Um grande desafio para os docentes é adaptar-se inicialmente à esta metodologia, já que trata-se de algo novo, no entanto, os storytellings fazem com que os discentes pensem cada vez mais em busca da resolutibilidade tornando-se ativos e participantes na sua própria formação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017