PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE SAÚDE SOBRE A TEMÁTICA HIPERTENSÃO

  • Autor
  • Antonio Orcini da Costa Júnior
  • Co-autores
  • Carla Campêlo Fernandes; , Julia Rocha Ribeiro , Luiz Torres Raposo Neto , Roberta Oliveira da Costa , Thais Feires Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    A hipertensão arterial sistêmica, que é popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica, ou seja, não possui cura e vai aos poucos danificando os órgãos. Assim está patologia está relacionada com a presença de diversos fatores de risco, como hereditariedade, sedentarismo, obesidade entre outros. O sucesso no seu tratamento inclui, além da utilização correta do medicamento, a mudança dos hábitos de vida referentes aos fatores mencionados. Deste modo a presente pesquisa tem como proposta identificar a percepção dos acadêmicos de Educação Física acerca da hipertensão. Conduzido a partir de uma pesquisa de campo, de modo transversal com a abordagem quantitativa, onde se utilizou da aplicação de questionário estruturado para a coleta de dados, participando 32 graduandos. Os resultados evidenciaram, que 69% descrevem ter conhecimento moderado sobre hipertensão, 15% pouco e apenas 16% afirmam ter bastante conhecimento. Sobre os exames necessários para um diagnóstico adequado de hipertensão, verificou-se que 35% relataram testes ergométricos, 26% eletrocardiograma, 14% MAPA, 12% ecocardiograma, 10% todas as alternativas e apenas 5% mensurações de ar. Com este estudo foi possível constatar que a grande maioria dos discentes estão concluindo a graduação com um nível satisfatório de conhecimento sobre a hipertensão e como lidar com esta população. Portanto, sugere-se aos futuros profissionais de saúde, cientes de sua importância na prescrição de exercício físico, que propagem os conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica para uma atuação profissional competente diversas instâncias da sociedade.

     

  • Palavras-chave
  • Hipertensão Arterial. Exercício Físico. Educação Física.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017